Mesmo sem a realização de um novo leilão para concessão para instalação do Pátio Intermodal da Ferrovia Norte-Sul em Gurupi, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou no dia 18/02 a operação comercial da Ferrovia Norte-Sul entre os municípios de Gurupi (TO) e Anápolis (GO).
Em outubro chegamos a publicar uma matéria (leia aqui) e mostrando que na Valec “não tinha nenhuma previsão para o leilão de carga e descarga no Pátio Intermodal de Gurupi”.
No anúncio do deste mês, a ANTT, lembra que o trecho de pouco mais de 500 quilômetros é operado pela estatal Valec e faz parte do traçado da ferrovia que segue até Palmas (TO) e que foi concluído no ano passado.
Diz ainda que decisão, publicada em resolução no Diário Oficial da União, refere-se ao transporte de carga e determina que a velocidade máxima dos trens seja de 40 quilômetros por hora.
O trecho da Norte-Sul entre Palmas e Anápolis será utilizado pela primeira vez nos próximos dias, pela empresa de logística VLI. A empresa usará os 855 quilômetros desse traçado para transportar 18 locomotivas novas.
Segundo a ANTT, a VLI, que pretende se habilitar como operador ferroviário independente (OFI) no novo trecho da ferrovia, “vem mantendo tratativas com a Valec para compra de capacidade futura que venha viabilizar o transporte de outras cargas no Tramo Sul (Anápolis – Palmas)”. Outras duas empresas especializadas em transporte de carga – Brado Logística, de Santos (SP), e Tora Transportes, de Contagem (MG) – entregaram pedidos de habilitação à ANTT para operar na ferrovia. (Wesley Silas, com informações da Valec e ANTT).