O vereador Zezinho da Lafiche (PROS) apresentou na Câmara Municipal de Gurupi um abaixo assinado em que a comunidade do assentamento Vale Verde pede providências para ligar três poços artesianos que encontram-se lacrado há 09 meses. Na ocasião ele cobrou do presidente da ATS, Edinho Fernandes, soluções para o problema. Em resposta Edinho Fernandes afirmou que: “A partir da hora que a Prefeitura instalar os padrões e ligar a energia a gente coloca as bombas e ativamos os poços que não estão abandonados; o que falta é a prefeitura agir”.
por Wesley Silas
Cerca de 50 moradores do assentamento Vale Verde, localizado no município de Gurupi, sofrem com a seca e cobram a ligação de três poços artesianos que foram perfurados em setembro de 2016, mas até então, não foram ligados por falta de instalação de três padrões de energia elétrica.
De acordo com Lafiche, os poços artesianos fazem parte do programa estadual em parceria com o Ministério da Integração Social “Água para Todos e Tocantins sem Sede”.
“A comunidade do assentamento anseia pela concretização para resolver o problema de falta de água. Vale lembrar que já foram os poços, e que para o funcionamento das bombas submersas é necessário somente a instalação dos referidos padrões de energia e instalações de caixa de água”, cobra o vereador ao presidente da ATS.
Segundo o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Eder Martins Fernandes, conhecido como Edinho Fernandes, o assentamento Vale Verde foi beneficiado com três sistemas coletivos de abastecimento de água por meio de um convênio entre a ATS e o Ministério da Integração e, em contrapartida a Prefeitura de Gurupi ficou encarregada de instalar um padrão de energia elétrica em cada poço para que a ATS possa instalar os reservatórios com capacidade de 10 mil litros, cada, e implantar 06 quilômetros de rede.
“A primeira etapa foi a perfuração dos poços que já estão prontos, o próximo passo que é ligar os poços depende da Prefeitura. Desde setembro de 2016 eu venho cobrando da Prefeitura, por meio de ofício, e tenho documentado, para instalar os padrões de energia e solicite a ligação à Energisa. Eu duvido se o vereador Zezinho tem coragem de cobrar, porque isso ele não faz. Enfim, a partir da hora que a Prefeitura instalar os padrões e ligar a energia a gente coloca as bombas e ativamos os poços que não estão abandonados. O que falta é a prefeitura agir”, disse Edinho Fernandes.
Um vídeo enviado pela assessoria do vereador Zezinho da Lafiche mostra a situação que encontra os poços artesianos, enquanto os moradores sofrem com a falta de água e esperam respostas da Prefeitura e ATS.