Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 12 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Médicos do interior do TO e de Palmas são treinados em programa de reanimação neonatal
Destaques

Médicos do interior do TO e de Palmas são treinados em programa de reanimação neonatal

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins27 de julho de 2018 - 12:033 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Somente neste ano, vários médicos e profissionais de saúde do interior do Tocantins e de Palmas foram capacitados pelo Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), em oito eventos organizados pela Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP).

por Redação


As aulas, destinadas à assistência médica aos recém-nascidos com mais de 34 semanas, abordam conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, o transporte e a estabilização imediata após a reanimação, com a finalidade de reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal, entre outras questões.

De acordo com o médico neonatologista Ricardo Cardoso Guimarães, coordenador estadual do Programa e coordenador da UTI Neonatal da Intensicare, a iniciativa tem o objetivo de descentralizar o atendimento ao recém-nascido que sofre alguma intercorrência no momento do parto. “Quando a gente consegue formar profissionais e levar o conhecimento até uma unidade de saúde, fica destacada naquela localidade a necessidade de viabilizar novos equipamentos, materiais e infraestrutura específicos para a reanimação. Através da expansão dos cursos, estamos cada vez mais engajando especialistas, dirigentes e instituições para que ações sejam implementadas”, explica.

Os últimos cursos foram realizados no Conselho Regional de Medicina do Tocantins, em Palmas, pela médica e instrutora Ana Marckatey, e no Hospital Regional de Guaraí, a 190 km da Capital. Em Guaraí, as aulas teóricas e práticas, realizadas no começo deste mês, foram ministradas pelos instrutores do PRN-SBP, os médicos Janduy Santos de Lima e Túlio Tolentino. O treinamento abordou as condutas mais atualizadas sobre procedimentos de ressuscitação em recém-nascidos, como técnicas de intubação traqueal, de ventilação com balão e máscara, passos iniciais de socorro, massagem cardíaca com manequins e administração de medicamentos.

A qualificação integra o plano de ações da Sociedade Tocantinense de Pediatria, que visa levar os cursos oferecidos pelo programa às cidades no interior do Estado. “No Hospital de Guaraí, por exemplo, ocorrem mais de 300 partos ao mês. Entretanto, a unidade nunca havia realizado capacitação na área de reanimação neonatal. Essa é uma demanda latente da região Norte. Nossa intenção é levar o PRN-SBP até as localidades mais distantes”, explica Ricardo. Para este segundo semestre do ano está prevista ainda a realização de novas edições do curso em Gurupi e Augustinópolis.

Resultados no Hospital Dona Regina

O trabalho desenvolvido pela Sociedade Tocantinense de Pediatria e por membros das equipes das UTIs da Intensicare na Capital, já demonstra resultados positivos, beneficiando diretamente os recém-nascidos. O Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, recebeu recentemente a doação de incubadoras de transporte e de quatro Baby Puffs, modernos aparelhos de reanimação neonatal, que permitem a administração de pressão inspiratória, de acordo com a resposta clínica do paciente. “É todo um trabalho em equipe, todo um esforço, que rende frutos para toda a sociedade do nosso Estado”, finaliza Ricardo Guimarães.

(Com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria)

Palmas Reanimação neonatal Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP)
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Nunes Marques é sorteado relator de pedido de revisão criminal de Jair Bolsonaro

11 de maio de 2026 - 20:34

Sete vereadores de Paraíso declaram apoio à pré-candidatura de Mauro Carlesse ao Senado Federal

11 de maio de 2026 - 19:09

Indústria tocantinense exige mão de obra qualificada e SENAI oferta mais de mil vagas em cursos técnicos; 650 são bolsas de estudo

11 de maio de 2026 - 11:46

Trevo da Praia: Wanderlei Barbosa comenta sua ligação familiar com moradores do povoado e anuncia pacote de obras rodoviárias e pavimentação e várias regiões do Estado

10 de maio de 2026 - 21:51

Camarote Solidário idealizado por Karynne Sotero arrecada R$ 76,5 mil para o Instituto Casa de Isabel

10 de maio de 2026 - 17:36

Crise externa pressiona o campo e Dorinha defende solução efetiva para dívidas rurais

8 de maio de 2026 - 15:31
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.