O presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Adailton Fonseca, afirmou que o modelo de redução do atendimento dos serviços públicos implantado pelo Governo do Tocantins prejudica as pessoas que buscam os serviços públicos. Ele também propôs abertura dos Cartórios no intervalo do almoço. “Somos uma cidade polo, que atendemos por volta de 17 outras cidades, nas mais variadas demandas de serviços destas populações do entorno”, considerou Adailton.
por Wesley Silas
Para o presidente da ACIG a redução do atendimento dos serviços públicos atrapalha e dificulta a vida das pessoas que necessitam dos serviços.
“O Estado tem obrigações com o cidadão, principalmente, em relação a prestação de um serviço de qualidade. Estamos em um Estado com um longo caminho pela frente em busca de desenvolvimento econômico e social e diante disto, o nosso governo não pode se dar ao luxo de reduzir tempo de atendimento com argumento de redução de despesas ou outros que agradem os funcionários públicos em tempo de eleição. Precisamos de previsibilidade estatal e o atendimento em horário comercial é o mínimo que o Tocantins pode oferecer para sua população. Acredito que deveríamos estar discutindo a ampliação do tempo e da oferta de serviços aos cidadãos, e não restrições como estas que está acontecendo agora, que só trazem dificuldades para todos que precisam do serviço público”, disse Adailton.
“Nosso governador vem da atividade econômica, espero que seja sensível a esta demanda, pois entende a importância de um serviço público dinâmico e de qualidade para o desenvolvimento do Estado”, completou.
Sobre o fechamento dos cartório no intervalo do almoço, Adailton lembrou que tanto a ACIG como a CDL já tentaram no passado sensibilizar os responsáveis dos cartórios de Gurupi e que o fechamento atrapalha a rotina, não só dos gurupienses, mas também das pessoas da região sul que necessitam dos serviços.
“Em relação ao horário de atendimento dos cartórios em nossa cidade, já tentamos e não conseguimos através da CDL Gurupi no passado, ampliarmos o horário de atendimento englobando o intervalo de almoço, disponibilizando ao menos os serviços básicos, como por exemplo autenticações e reconhecimentos de firmas, entre outros. Estaremos novamente chamando os responsáveis dos cartórios para conversarmos sobre o assunto, pois somos uma cidade polo, que atendemos por volta de 17 outras cidades, nas mais variadas demandas de serviços destas populações do entorno, outras cidades do Estado como Palmas e Porto Nacional já praticam o horário sem interrupções, entendemos que esta medida não acarretará custos adicionais relevantes, pois poderá ser feita através do rodízio de funcionários existentes. Não podemos nos apequenar, no contexto estadual somos a terceira cidade, com importância a nível nacional, se queremos crescer e desenvolver econômica e socialmente, precisamos nos colocar prontos para este cenário.”, defendeu.