Conforme os presidentes da CDL e da ACIG, os comerciantes e os consumidores de Gurupi estão mais entusiasmados neste final de ano e prometem movimentar a economia da cidade a partir do final deste mês de novembro quando acontece a Black Friday e seguindo até o Natal que impulsionará as vendas no comércio com a campanha Natal Premiado que neste ano aumentou os valores das premiações chegando, aproximadamente, R$ 90 mil.
por Wesley Silas
Uma pesquisa divulgada na semana passada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que 77% dos consumidores devem presentear alguém no Natal deste ano e, 37% dos consumidores acreditam que vão gastar mais com presentes. De modo geral, a maior parte (37%) dos consumidores acreditam que vai gastar mais no Natal deste ano na comparação com 2018.
Embalada pelas vendas online (e-commerce) com previsão de faturamento de R$3,07 bilhões, na estimativa da Ebit|Nielsen, a cada anoa Black Friday também tem crescido nas lojas físicas que atrai os consumidores que gostam de ver, apalpar o produto no ponto de vendas e sair com ele para presentear ou levar para sua casa ou escritório. De olho no poder das promoções na reoxigenação dos estoque entrar 2020 com produtos renovados, em Gurupi várias lojas físicas já iniciaram as promoções com descontos que variam entre 20% e 50%, aquecendo a Black Friday que acontece entre os dias 28 e 29 de novembro.
“A Black Friday se consolidou no País, promete ter aumento na ordem de 10% em relação ao ano anterior. Outro fato inédito previsto para esta edição, é o equilíbrio das vendas, entre as lojas físicas e o comércio eletrônico”, considerou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Adailton Fonseca.
Campanha Natal Premiado CDL
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) os preços (54%) e as promoções (45%), seguido pelo atendimento (24%) são fatores que mais pesam na escolha do local de compra. Mais um ano apostando no aumento de vendas do comércio de Gurupi, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Gurupi (CDL), em parceria com o Governo do Tocantins, colocou nas ruas a tradicional campanha Natal Premiado com R$ 89.465,00 em prêmios, superando a campanha de 2018. Segundo o presidente da CDL, Jovino Moura, a adesão a campanha está superando a entidade e, mesmo antes do lançamento oficial que acontecerá na próxima quinta-feira, 28, já foram comercializados 124 pacotes promocionais aos empresários que distribuirão cupons aos seus clientes que poderão iniciar o ano de 2020 com um veículo novo, 05 motos, 05 televisores e 10 celulares.
“As expectativas são boas e conforme as visitas que estamos fazendo para a venda da Campanha Natal Premiado percebe-se que termos aumento nas vendas entre 10% a 15% e a campanha da CDL irá contribuir ainda mais com o comerciantes”, avaliou Jovino Moura. “A CDL dispõe de quatro modalidades de pacotes promocionais que acompanham uma urna e um banner. Os preços atendem todas as condições financeiras e variam entre R$ 300,00 com 1.000 cupons a R$ 1.000,00 com 10 mil cupons”, explicou.
Depois de alguns anos de expectativas frustradas, para o presidente da ACIG, Adailton Fonseca este ano os comerciantes estão otimistas e a previsão da entidade para as vendas extremamente favorável às lojas físicas, quando se compara aos últimos anos.
“Em relação as vendas de Natal, a expectativa também é bem otimista, alguns fatores como os juros baixos, a inflação controlada, a recuperação mesma lenta da economia e do emprego, as liberações de recursos como o do FGTS, criaram um ambiente de de otimismo. A previsão é de ser o melhor natal dos últimos anos, com perspectiva de aumento de 5% em relação ao ano anterior”, disse Adailton Fonseca.