A onda Black Friday contagiou segmentos do comércio e de serviços como o de salão de beleza que neste final de semana estão oferecendo descontos de até 80%. “A participação dos lojistas a cada ano aumenta mais, inclusive ampliando para os mais variados segmentos comerciais”, avalia o presidente eleito da Associação Comercial e Industrial de Gurupi, Adailton Fonseca.
Algumas lojas, principalmente as de redes, como a Americanas, amanheceram na sexta-feira, 25, com filhas enormes nas portas e continua ainda neste sábado, onde as pessoas, mesmo diante a crise, continuam fazendo filas para conseguirem adquirir produtos com preços baixos.
“Pelo que pudemos levantar, as lojas de rede, ou seja, as grandes lojas, que o comando não está em nossa cidade, tem uma presença mais marcante nesta ação com maiores descontos e publicidade, como exemplo das Americanas, Novo Mundo, Avenida e Kazzu Azze. No entanto, as lojas de proprietários locais são um pouco mais tímidas, muito embora com boa participação, e tem aumentado em relação aos anos anteriores. São descontos variados, indo de 10 a 70%. Como no caso da Raquel Calçados, onde o descontos anunciados chegam a 70%”, avalia o presidente da ACIG, Adailton Fonseca.
O estudante do curso de medicina, Vinicius Lamonier, juntamente com amigos, aproveitaram os descontos para adquirir alguns produtos em uma loja de rende em Gurupi.
“Tem muita coisa bacana e bastante em conta para levarmos como TVs, eletrodomésticos, celulares, livros e CDs; mas, tem muitas coisas que não compensa”, disse o estudante.
No entanto, a empresária Viviane Mota Viturino reclama que até na tarde da sexta-feira as expectativas estava sendo frustradas.
“Para nós não superou as expectativas porque achávamos que seria melhor. Eu acho que melhorou nos comércios de eletro-eletrônico, agora para calçados para nós foi fraco, mas a nossa promoção continua até segunda-feira”, disse Viviane.
A ACIG acredita que a onda Black Friday em Gurupi acompanha a tendência nacional em crescer a cada ano.
“Acreditamos que esta importação cultural, como oportunidade comercial, trazida dos Estados Unidos, realmente veio para ficar, a participação dos lojistas a cada ano aumenta mais, inclusive ampliando para os mais variados segmentos comerciais. A Black Friday é uma ação, inicialmente, pensada pelas grandes redes, com foco no e-comerce, mas, acabou tomando conta das ruas. Cabe ao consumidor identificar as melhores oportunidades”, considera, Adailton Fonseca.
No Brasil, um levantamento feito pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) aponta crescimento de 18% da vendas do movimento da Black Friday neste ano em relação ao ano passado e deve girar em torno de R$ 2,1 bilhões, apenas em lojas virtuais.
Direito do Consumidor
Na sexta-feira, o Procon do Tocantins recomendou aos consumidores alguns cuidados, principalmente, na hora da compra online. “Verificar as medidas de segurança de dados ofertadas pela loja virtual aos seus clientes também é fundamental”, disse o gerente o gerente de fiscalização do Procon-TO, Magno Silva. Ele lembrou ainda que o consumidor que adquiri produtos pela Internet tem prazo de sete dias, chamado de Direito de Arrependimento (Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor) para cancelar a compra e receber o dinheiro pago de volta.