Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 11 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Campanha Setembro Amarelo reforça a importância do diálogo no agir e salvar vidas
Cidades

Campanha Setembro Amarelo reforça a importância do diálogo no agir e salvar vidas

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins10 de setembro de 2021 - 15:463 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

por Heliana Oliveria

Na abertura, o secretário municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, destacou que ainda existe um tabu em falar sobre o suicídio, mas é necessário abordar esta temática, em especial, nesse momento pandêmico em que forçou as pessoas a ficarem isoladas.

“Esse momento trouxe uma série de emoções que talvez estivessem até adormecidas. Nós somos seres sociais, com necessidade de relacionamentos e a pandemia trouxe o isolamento físico que provoca um turbilhão de emoções”, destacou.

Explanou que a campanha Setembro Amarelo existe para discutir e fortalecer sobre os protocolos e fluxos de atendimentos do paciente com este perfil dentro do sistema. “Queremos discutir como este paciente entra no nosso sistema, como é assistido pela nossa rede e por meio do matriciamento [que pode ser definido como um modo de produzir saúde em que equipes complementam suas atividades, num processo de construção compartilhada] da atenção básica vamos fortalecer essa temática. O matriciamento que hoje inicia com a nossa equipe, posteriormente será estendido aos demais municípios que compõem a região Ilha do Bananal”, expôs.

A prefeita Josi Nunes participou da abertura do evento e também pontuou sobre a importância de falar sobre esse assunto. Relatou que muitas pessoas comentam que falar sobre uma determinada temática reforça a ação, mas isso é um mito. Segundo ela, casos recorrentes de suicídio demonstram que há sim a necessidade de discutir sobre esse grave problema de saúde pública.

“Falar sobre este assunto ajuda no método de conhecimento, de conscientização e ajuda no processo de recuperação daquela pessoa que está com o pensamento suicida. Nós que trabalhamos com saúde precisamos ter empatia, saber ouvir e se colocar no lugar do outro. Muitas vezes vemos alguém sofrendo, mas não damos importância e julgamos ser frescura, mas precisamos dar as mãos a estas pessoas”, complementou.

A prefeita também expôs que a pandemia agravou este sentimento de solidão, mas a questão do suicídio não é apenas devido ao isolamento físico, e pontuou que as relações do ambiente em que a pessoa vive influencia. “Se vivemos em um ambiente saudável, feliz, é favorável para nos mantemos assim, mas muitas vezes temos ambientes hostis que acabam contribuindo para a ansiedade, depressão e por fim o suicídio e, por isso temos que falar sobre o assunto, trabalhar o autocuidado e prevenção”, finalizou.

Após a abertura os participantes assistiram a palestra com o tema “valorização da vida. Suicídio x dependência química”, com a médica psiquiatra, Carla Prado.

A programação do Setembro Amarelo segue durante todo o mês com várias atividades nas Unidades Básicas de Saúde, Casa do Índio e em duas aldeias indígenas.

Confira a programação abaixo.

gurupi Setembro Amarelo Suicídio
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Reincidência e Violência: Condenado por homicídio em 2016, Flávio Santana volta ao Júri em Gurupi por morte da ex-sogra e tentativa de feminicídio contra a ex-namorada

10 de março de 2026 - 19:42

Outback Steakhouse confirma abertura de sua primeira unidade em Palmas

10 de março de 2026 - 17:47

Justiça anula venda ilegal de casa do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Talismã

9 de março de 2026 - 15:04

Justiça determina socorro imediato a comunidades isoladas em Sandolândia

9 de março de 2026 - 09:19

Chayla Félix assume Secretaria da Mulher em Palmas e reforça compromisso da gestão com o combate à violência e ao machismo

7 de março de 2026 - 18:38

2º Concurso de Redação da Escola do Agro está com inscrições abertas em Gurupi

7 de março de 2026 - 18:24
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.