Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 12 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Aliança do TO»CPI em Aliança-TO: Vereadores investigam gastos exorbitantes com combustível na gestão de Elvis Guimarães
Aliança do TO

CPI em Aliança-TO: Vereadores investigam gastos exorbitantes com combustível na gestão de Elvis Guimarães

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins19 de março de 2024 - 21:112 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

O prefeito Elvis Guimarães (UB) enfrenta a possibilidade de ter seu mandato cassado em Aliança do Tocantins, em decorrência de supostas irregularidades apontadas por vereadores em uma CPI recentemente instaurada. Esta Comissão Provisória de Inquérito, aprovada pela Câmara Municipal de Aliança do Tocantins no último dia 11, tem como objetivo investigar os pagamentos feitos a postos de combustível e a contratação de uma empresa para recrutar servidores.

Entre as questões em destaque nas investigações estão os vultosos pagamentos à empresa VOLLUS, responsável pela administração do cartão de crédito utilizado para abastecer a frota da prefeitura. Os valores excedem os 400 mil reais em apenas um mês, conforme mostra documentação abaixo, referente aos pagamentos realizados em fevereiro de 2024. Neste mês, segundo os vereadores, as atividades escolares iniciaram após o carnaval e a manutenção do maquinário municipal foi interrompida na zona rural devido às chuvas na região. Além disso, os vereadores alegam que a prefeitura despendeu mais de 5 milhões de reais somente em combustível no ano de 2023. Outro ponto sob investigação é a empresa CONTRATE, contratada pela prefeitura para recrutar servidores públicos, possibilitando ao prefeito contornar as diretrizes da LRF, que limita o gasto com pessoal a 54%. Há relatos, segundo vereadores, de que a empresa contratava funcionários sem registro em carteira e realizava descontos mensais sem o devido pagamento dos tributos, como evidenciado pelo relato de um servidor que teve 200 reais descontados do salário sem explicação prévia.

Conforme estabelecido pela Lei nº 1.579, de 18 de março de 1952, que regula as Comissões Parlamentares de Inquérito, estas comissões são órgãos do Poder Legislativo com poderes de investigação equiparáveis aos judiciais. Seu propósito é apurar, por um período determinado, fatos específicos relacionados a irregularidades, ilegalidades ou má gestão de recursos públicos por parte de seus gestores. A comissão em questão tem 120 dias para apresentar um relatório final, que poderá resultar no arquivamento da investigação ou na solicitação de cassação do prefeito Elvis Guimarães. Os membros da comissão são:

  • Vereador MIRON FERREIRA MATOS
  • Vereador GENIVALDO P. DA SILVA
  • Vereador CLEONON B. COSTA “Tizil”
  • Vereadora SELMA ALVES S. BORGES

Esta investigação representa um importante passo no compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão pública, visando assegurar a integridade e o bom uso dos recursos municipais.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Compras sem planejamento em hospital de Dueré; TCE encontra equipamentos de laboratório comprados há seis anos e ainda encaixotados

11 de março de 2026 - 16:05

Reincidência e Violência: Condenado por homicídio em 2016, Flávio Santana volta ao Júri em Gurupi por morte da ex-sogra e tentativa de feminicídio contra a ex-namorada

10 de março de 2026 - 19:42

Outback Steakhouse confirma abertura de sua primeira unidade em Palmas

10 de março de 2026 - 17:47

Justiça anula venda ilegal de casa do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Talismã

9 de março de 2026 - 15:04

Justiça determina socorro imediato a comunidades isoladas em Sandolândia

9 de março de 2026 - 09:19

Chayla Félix assume Secretaria da Mulher em Palmas e reforça compromisso da gestão com o combate à violência e ao machismo

7 de março de 2026 - 18:38
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.