“O Procon praticamente mora dentro das agências. Todo dia tem reclamação, toda vez que vai é multa”, afirmou Cleicivon Martins, gerente regional do Procon em Gurupi.
Por: Philipe Ramos
É muito comum em Gurupi ouvir reclamações de pessoas que passam muito tempo em filas que parecem intermináveis nas agências bancárias de Gurupi. As queixas entraram pauta da sessão da Câmara de Vereadores, que na manhã desta terça-feira (17), contou com a participação do gerente regional do Procon, Cleicivon Martins.
Ele explicou como o órgão age nesses casos e prestou informações acerca das autuações. Em entrevista ao Atitude Tocantins, Cleicivon Martins afirma que a fiscalização é constante. “O Procon praticamente mora dentro das agências. Todo dia tem reclamação, toda vez que vai é multa”, afirmou Cleicivon.
“Num mês, tem banco que está pagando um milhão de multa”, complementou.
Segundo Cleicivon, há uma Lei Municipal que determina tempo de espera apenas para o setor de caixa, sendo: 15 minutos em dias normais, 30 minutos em véspera de feriado e 30 minutos em véspera de pagamento de servidor público, mas que não há legislação regulamento o tempo de atendimento para outros serviços dos bancos, como mesa de negociação, mesa do gerente, mesa dos cartões, dentre outros.
Ele sugere aos vereadores que criem uma lei determinando tempo também para todos os setores. “A partir do momento que existir a lei o Procon pode autuar”, explicou.
Cleicivon ressalta também que a partir da quinta reclamação no mês, o estabelecimento pode ter o alvará suspendido. Alguns vereadores afirmaram que a Lei precisa ser cumprida, mas daí outros lembraram dos prejuízos que o cidadão vai ter ao deixar de contar com uma agência bancária na cidade.