Em uma das contas enviadas por uma moradora à redação do Portal Atitude, o valor passou de R$ 82,99 para R$ 205,64. “Tem localidades que estão faturando com até 50 dias ou mais de consumo”, explica a ATS ao defender acúmulo na conta de água no momento da leitura.
por Wesley Silas
“Os talões de água da população vieram todos alterados. Contas que vinham R$ 60,00 passou para R$ 106,00 e outras chegaram a R$ 300,00. A conta de um senhor aposentado chegou a ser cobrada R$ 1.000,000”, reclama uma moradora de Dueré, que pediu para não ter o nome divulgado por ter parentes contratados no Governo.
Ela reclama ainda da falta de água na cidade. “Estamos desde ontem sem água nas torneiras e neste mês de janeiro ficamos, mais sem água do que com água”, relata.
O que diz a ATS
O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edinho Fernandes, afirmou ao Portal Atitude que os problemas da água em Dueré é decorrente de ajustes que a empresa Tapajós, responsável pelo contrato da parte comercial. Ele garantiu ainda que os clientes não serão prejudicados.
“Não é o problema de falta de água não, o que aconteceu é porque a Tapajós alterou todos os grupos para adequar a sua nova estrutura e isto está causando acumulo de leituras em várias localidades neste mês. Tem localidades que estão faturando com até 50 dias ou mais de consumo. Estamos tratando todos os faturamentos que saíram da média do cliente, afinal eles não têm culpa da mudança. Nestes casos os clientes devem procurar o escritório local e entregar a fatura para ser refeita. O erro foi da Tapajós ter atrasado o início do faturamento e só agora estão disponibilizando no sistema um tratamento para os casos dos altos consumos”, explicou Fernandes.