da redação
Os vereadores de Palmas negaram quatro pedidos de empréstimos apresentados pela prefeitura durante o mês de junho. Ao todo, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) pretendia pegar mais de R$ 650 milhões com bancos. O dinheiro seria usado para compra de ônibus e obras públicas. Para tomar empréstimos o executivo precisa ter aprovação do legislativo. Para aprovar os Projetos de Lei Complementares (PLC) com as propostas, a prefeita precisaria conquistar votos da oposição, mas a gestão acabou sendo derrotada.
Em nota, a prefeita disse que as aquisições da nova frota vinham sendo planejadas desde 2023, com acesso a programas de finaciamento especiais. A rejeição dos vereadores “prejudicou milhares de crianças que dependiam dessas soluções”. Cínthia Ribeiro considera a votação como sabotagem contra a gestão municipal e afirmou que as ações não passarão despercebidas pela população, pelos órgãos de controle e pela justiça.
Dos 19 vereadores, só dois estavam ausentes: Daniel Nascimento (Republicanos) e Pedro Cardoso (Republicanos). Entre os presentes, nove votaram conta os empréstimos e sete votaram a favor. O presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho (PSDB) não votou. Após a votação, Cinthia Ribeiro publicou no X, antigo Twitter, reclamando da atitude dos vereadores.