Com o foco no fortalecimento das raízes culturais do Tocantins é que o professor, jornalista e pesquisador, Paulo Albuquerque, analisou 24 letras dos artistas regionais tocantinense Braguinha Barroso, Juraíldes da Cruz, Genésio Tocantins, Lucimar, Everton dos Andes e Dorivã, nos estudos para a obtenção do título de Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
por Heliana Oliveria
Toda essa análise transformou-se em um livro intitulado “Cantos em si – Identidade tocantinense”, que será lançado em Palmas no Por que Café?, no dia 29 de agosto a partir das 19h. A obra foi selecionada pelo Edital Promic (Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Cultura de Palmas.
Conforme Paulo Albuquerque, cinco dos seis artistas analisados participarão do lançamento e apresentarão três músicas. Genésio Tocantins, apresentará as melodias, “Coco livre SA”, “Frutos da terra”, “Lira do povo”; Lucimar, “Portal Amazônico” “William do Bananal”, “Meu Tocantins”; Éverton dos Andes, “Vem pro Norte”, “ABC da Suciologia”, “Jiquitaia”; Braguinha Barroso, “Estrela de Muquém”, “Tocantins dos santos tambores”, “Graça Graciosa”; Dorivã, “Festa da colheita”, “Passarim do Jalapão” e “Mãe Romana”.
“Será uma noite imperdível de muita música boa, esclarecimento e reconhecimento da identidade tocantinense”, destaca o autor.