A tarefa de ler e escrever pode parecer algo simples para muitos, mas para o lavrador Isaltino Rodrigues, de 62 anos é a realização de um sonho. “Não assino meu nome, sempre tive vontade de conhecer as letras e poder escrever e ler o meu nome”, disse.
por Ceila Menezes
O desejo de Isaltino, morador do Assentamento Ouro Preto, no município de Porto Alegre do Tocantins é o de muitos idosos e adultos que não tiveram oportunidade de ser alfabetizado na infância ou adolescência.
Com o objetivo de alfabetizar e estimular os moradores da região do Ouro Preto, que têm o desejo de aprender ler e escrever, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou o programa “ABC do Sertão”, que vai contribuir com a realização do sonho de quem tem o desejo de simplesmente assinar o nome.
Neste domingo, 24, o prefeito Rennan Cerqueira, visitou a comunidade, acompanhado do vice-prefeito, Laercio Vieira, vereador Beto Araújo, secretário de educação, Josilton Nunes, ex secretaria de educação, Ângela Maria Nepomuceno, presidente da Associação, Gerson José dos Anjos, professor Ildenor Cardoso de Souza e comunidade.
De acordo com o prefeito, a implantação do programa no assentamento se deu por intermédio do presidente. “Ele nos procurou no gabinete, expondo o desejo de trazer uma sala de aula para a comunidade, com o objetivo de ensinar os idosos e adultos que não sabem ler e escrever. Ficamos tocados com a notícia e tão logo, fomos buscar junto a Semed, uma forma de conseguir levar o ensino à estas pessoas”, disse.
O prefeito explicou aos moradores, que a sala de aula implantada é apenas com o objetivo de alfabetização, sem qualquer tipo de exigência junto ao MEC ou a Semed. “É um programa de incentivo, de estimulo para estas pessoas que sonham em saber ler e escrever. O município dará todo apoio necessário, disponibilizando um professor, material didático e estrutura”, informou o prefeito.
“Estamos realizando um sonho. Pois muitos aqui tinham o desejo de retirar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e não sabe assinar o nome. Outros têm o desejo de ler, de escrever coisas simples. Queremos agradecer ao prefeito, a todos que atenderam nosso desejo e hoje estão aqui para dar início a este projeto”, agradeceu o presidente da Associação.
Para finalizar a reunião, o prefeito entregou os kits de material escolar para os futuros alunos, com cadernos, lápis, borracha e livros. As aulas devem iniciar nos próximos dias, com aulas ministradas pelo professor, Ildenor. “Fiquei surpreso quando soube que aqui teríamos uma sala de aula para alfabetização de adultos e idosos. É uma excelente iniciativa. Farei todo esforço para contribuir com o sonho destes alunos”, frisou.