A Secretária de Municipal de Cultura e Turismo mostrou ao Portal Atitude detalhes da licitação que caiu de R$ 14 milhões para R$ 5,4 milhões após consolidado onde sua pasta é o órgão gerenciador das demandas das 13 secretárias para custear a realização de eventos como carnaval, São João, aniversário da cidade, religiosos e campanhas realizadas pelas secretarias, em especial a de Saúde, Educação e Cultura. Confira também o custo que a prefeitura irá investir na infraestrutura e contratação das bandas nacionais e locais para o carnaval de Gurupi.
por Wesley Silas
Todos os anos quando aproxima a data das festividades de carnaval e eventos religiosos promovidos pelas igrejas Católicas e Evangélicas, cria-se a cobrança de parte da sociedade pela transparência na divulgação dos números que, em muitos casos o debate descarrilha para disputa política eleitoral, principalmente neste ano que precede as eleições municipais de 2020.
Em meio a polêmica puxada pelo vereador Sargento Jenilson (PRTB), oposição única ao prefeito Laurez Moreira (PSDB) na Câmara Municipal e outros nomes que estão de olho na cadeira do prefeito municipal, criou-se um celeuma que levou muitas pessoas acreditarem que o carnaval de Gurupi iria custar a gorda cifra de R$ 14 milhões nos bolsos dos gurupienses.
“Foi muita maldade de quem passou para frente sem saber do que realmente o que estava acontecendo. […] É uma ata de registro de preço e não somos obrigados a realizar 100% do que está licitado e vale por um ano e o valor final da licitação ficou em R$ 5,4 milhões em não ficaram nos R$ 14 milhões porque é o menor preço por item e é o que determina a legislação”, explicou a secretária em entrevista ao Portal Atitude (confira abaixo o vídeo com parte da entrevista).
Segundo Zenaide, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo é apenas o órgão gerenciador e todas as demais secretarias participaram do mesmo processo e na medida que vai aumentando o número de itens aumenta também o valor e que a prefeitura não será obrigada a usar todos tudo que foi licitado. Ela explicou que todos os itens licitados serão para dar amparo aos diversos eventos que a prefeitura realizará ao longo de todo ano, a exemplo do carnaval, São João, campanhas de saúde e da educação, dentre outros.
“É tudo aquilo que a gestão municipal precisa para utilizar durante o ano, desde tendas de diversos tamanhos, banheiros químicos, disciplinadores, arquibancada, trio-elétricos, horas de carro de som para comunicação volante, ornamentação e tudo aquilo que a gente precisa em evento foi feita uma licitação única para todas as secretarias”, disse.
Custo do carnaval
Segundo a secretária o custo do carnaval deste ano será de R$ 1.378.867,22 deste montante R$ 850 mil serão para contratação das atrações nacionais e local, R$ 341.987,22 será para custear a estrutura da festa e projetos, R$ 167.880,00 será para contratação de trios-elétricos e R$ 19.000,00 para custear alimentação para equipe de trabalhos que inclui a Polícia Militar, Bombeiros, limpeza, Departamento Municipal de trânsito, dentre outros.
“Toda gestão municipal está envolvida para fazer o melhor carnaval do norte do Brasil e o carnaval não começa uma semana antes e há cinco meses nós estamos trabalhando para conseguirmos fazer uma grande festa. Esta tudo pronto, contratos batidos pelo nosso departamento jurídico e com certeza o folião que vier a Gurupi pode ficar tranquilo que vamos dar o melhor de nós”, disse.
A secretária informou ainda que no carnaval de 2018 a prefeitura investiu R$ 1.036.467,00 e explicou que o aumento dos valores foi devido o aumento da contratações de artistas locais. Ela estacou que o carnaval “é um investimentos” que tem como resultado valorizar os músicos locais e revigorar a economia em vários segmentos como a rede hoteleira que aumentou nos últimos anos, postos de gasolinas, restaurantes, 52 ambulantes e que no final da soma parte deste investimentos retorna aos cofres da prefeitura por meio da arrecadação de ISS e ICMS, além do mais divulga a cidade para turista que vêm de várias regiões do Brasil.
“Serão investidos R$ 1.378.867,22 e o que mudou foi que neste ano conseguimos aumentar o número de bandas locais que foi uma ordem do prefeito Laurez para valorizar todas as bandas que neste ano teremos 18 bandas gurupiense”, disse.