Em julho de 2015 o prefeito de Formoso do Araguaia, falou ao Portal Atitude que o “câncer da saúde de Formoso do Araguaia seria o hospital Municipal”, que corriqueiramente se transformou cliente das redações dos jornais como falta de médico e agora a denúncia trata-se da falta de ambulância obrigando os pacientes a serem conduzidos em carroceria de veículos, como mostra uma filmagem enviada ao Portal Atitude.
Apesar de tantos descasos e denúncias graves o prefeito de Formoso do Araguaia conseguiu se reeleger para mais quatro anos. O caso mais recente, segundo testemunhas, teria envolvido o menor J.L.S, 16 anos, e, aconteceu na última sexta-feira, 15, na Avenida Manoel Brandão, esquina com a Rua 04, Centro da Cidade. As imagens foram registradas por moradores que pedem para não ter seus nomes divulgados temendo perseguição política.
“No momento dos acidentes, provavelmente, as ambulâncias estavam em viagem a Gurupi, pois o hospital daqui está servindo como rodoviária, somente para embarcar os pacientes para Gurupi”, disse um morador. “Não é o primeiro caso de acidentados que são levados em carroceria de camionetes. A Polícia militar, nesses últimos meses, foi quem prestou os socorros nas ocorrências, levando as vitimas para o hospital”, completou.
Moradores reclamam que existem, apenas, duas ambulâncias no municípios que funcionam em situação precária.
“As mesmas estão em condições precárias de atendimento e ultimamente estão servindo somente para levar os pacientes para Gurupi, pois em Formoso não se faz praticamente nenhum atendimento. Tem médicos, mas não tem os materiais necessários para a realização dos atendimentos”, concluiu o morador.
A reportagem tentou ouvir o posicionamento do Secretário de Saúde da Prefeitura de Formoso do Araguaia, mas não teve nenhuma resposta.