A Câmara de Vereadores de Gurupi tem a partir desta quinta-feira, 01, o vereador Wendel Gomides (PDT) como presidente da Casa. Wendel assumiu o cargo em uma cerimônia discreta que aconteceu na noite desta quinta-feira, 01, com a presença do prefeito Laurez Moreira (PSB) e da sua esposa, a presidente do Tribunal de Justiça, Drª Ângela Prudente, familiares dos vereadores e representantes de entidades como a ACIG e CDL.
No discurso de despedida, o vereador Cabo Carlos (PT) defendeu a relação entre os poderes Legislativo e Executivo e ainda criticou, sem citar nomes, os que buscam atrapalhar por meio de “boatos de bastidores” o relacionamento do PT com o prefeito Laurez Moreira (PSB). Cabo Carlos hipotecou ainda o apoio do PT Municipal, Estadual e Nacional à gestão do prefeito Laurez Moreira, partido que neste ano terá como representante do Estado no Senado Federal, Donizeti Nogueira, diante a ida da senadora Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura.
O novo presidente da Casa, Wendel Gomides (PDT) afirmou que buscará fazer um trabalho para aproximar os vereadores da comunidade. “A nossa proposta é para que a Câmara possa está mais perto da comunidade participando de ações como o programa Bairro a Bairro da Prefeitura de Gurupi e visitando a zona rural, pois, a comunidade quer que os poderes Legislativo e Executivos estejam juntos para que possamos ver de perto as dificuldades dos setores para que possamos levar as demandas para o prefeito e para seus secretários e eles possam resolver as questões”, disse Wendel Gomides.
Em seguida, vereador Jonas Barros falou em nome da oposição minoritária ao afirmar que o discurso de Cabo Carlos teria sido dirigido aos vereadores da oposição, pois segundo ele a gestão de Cabo Carlos (PT) na presidência da Casa falhou devido ser submissa ao Poder Executivo citando como exemplo alguns Projetos de Leis que não foram analisados antes de serem colocados em votação. Barros lamentou ainda a poda dos vereadores da oposição nas comissões. “No Estado Democrático de Direito precisa seguir o princípio do contraditório para buscarmos o confronto para que possamos melhorar a nossa sociedade e nas escolhas para compor as Comissões de Finanças e de Constituição de Justiça não consta sequer um nome de um dos três vereadores da oposição”, disse o vereador.
Já o líder dos partidos da situação na Câmara, vereador Ivanilson Marinho (PMDB) defendeu que a Câmara cumpra o seu papel de fiscalização, de controle interno e que se aproxima melhor da comunidade. “O desejo meu é que a Câmara Municipal fique mais próxima da comunidade e que ela vá onde está a comunidade e seus anseios, participe mais ativamente das discussões das matérias, não só as vinda do Poder Executivo; mas, precisamos construir esta ligação e relacionamento com a comunidade”, defendeu o vereador.
Por sua vez o prefeito Laurez lembrou dos seis mandados que ele teve como vereador, deputado Estadual e Federal e ressaltou que em Gurupi não há interferência do Poder Executivo no Legislativo Municipal “O Jonas fala de independência de poderes e eu já tive seis mandados no legislativo sendo um de vereador, três de deputado Estadual e dois de Federal e digo hoje que nenhuma Câmara deste País teve tanta independência quando a de Gurupi, pois temos total respeito”, disse Laurez que fez questão de citar a falta de repasse do duodécimo para algumas Câmaras e Assembleia Legislativa do Tocantins. “Nós aqui nunca deixamos chegar a data limite e o pagamento é feito ante do dia 20 de cada mês”, disse.
Afastamento de Cabo Carlos
No final do discurso o prefeito Laurez Moreira falou sobre a escolha de Edinho Fernandes para a ATS, Pedro Dias para Ruraltins e do consultor da Prefeitura David Siffert Torres que irá assumir Secretaria de Planejamento e Gestão no Governo de Marcelo Miranda. “Além destes nomes que falamos eu tenho quase certeza de que um vereador desta casa também vai fazer parte da gestão e não posso falar porque não estou autorizado que é motivo de orgulho para esta casa”, disse.
Cabo Carlos, deverá assumir um cargo na Secretaria de Desenvolvimento Social ou na Ciência e Tecnologia. Ao Portal Atitude o vereador afirmou que só irá oficializar sua decisão na próxima segunda-feira, 05. Caso confirme o afastamento o suplente Antônio Aparecido Ruas, conhecido como Tonhão (PSB) irá assumir o lugar de Cabo Carlos.
A Mesa Diretora, ficou composta pelos seguintes Vereadores:
Presidente: Wendel Gomides (PDT)
Vice-presidente: Valdônio Rodrigues (PSB)
1º Secretaria: Marilis Fernandes (PDT)
2º Secretario: Erley Brito “Lêca” (PSB)
1º Suplente: Professor Cabo Carlos (PT)
2º Suplente: Ataíde (PPS)
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, ficou constituída pelos Vereadores:
Presidente: Professor Cabo Carlos (PT)
Relatora: Marilis Fernandes (PDT)
Membro: Valdônio Rodrigues (PSB)
A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização ficou composta:
Presidente: Ataíde (PPS)
Relator: Ivanilson Marinho (PMDB)
1º Secretário: Walter Junior (SDD)
A Corregedoria da Câmara:
Corregedor: Ivanilso Marinho (PMDB)
Sub-corregedor: Walter Junior (SDD)