O consagrado espetáculo de animação para adultos Tropeço realizado pelo grupo Tato Criação Cênica será apresentado, gratuitamente, hoje no teatro Cora Coralina em Paraíso a partir das 19h30 e no sábado, 08, e domingo, 09, no Auditório do IFTO, em Gurupi
A Tato Criação Cênica está realizando a circulação do consagrado espetáculo Tropeço, por 5 estados da região norte: Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantins. O Projeto faz parte da comemoração dos 10 anos da Companhia e foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura – 2013/2014.
No Tocantins Tropeço se apresentará às 19h30 nas cidades de Paraíso do Tocantins, no Teatro Municipal Cora Coralina, (07/02) e em Gurupi, no Auditório do IFTO, de 06 a 09 de fevereiro. Todas as apresentações terão entrada franca, os ingressos começarão a ser distribuídos uma hora antes da sessão na bilheteria do teatro.
Além das apresentações o grupo promoverá também uma mesa redonda, que se iniciará às 19h30, com uma apresentação da peça, no dia 10 de fevereiro – segunda, no Auditório do IFTO, em Gurupi. Logo após o espetáculo serão discutidos temas relacionados ao conteúdo da peça, homossexualidade e terceira idade, e também o fazer teatral do grupo. Participarão da mesa o Prof. BrennoJadvas, do Curso de Artes Cênicas do IFTO com pós-graduação em Gerontologia e Geriatria, o Prof. Mestre Luiz Neto do colegiado de Medicina da UFT e vice-coordenador da UMA – Universidade da Maturidade, a Sra. Milene Wermuth – Coordenadora de Diversidade Sexual do IFTO – Campus Palmas, bem como os integrantes da Tato, Katiane Negrão e Dico Ferreira.
Sobre a companhia
O espetáculo de animação para adultos Tropeço recebeu os prêmios: Troféu da FILA, Melhor Espetáculo do Júri Popular do Festival Internacional de Londrina – FILO em 2009, Troféu Gralha Azul, concedido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra do Paraná como melhor espetáculo de 2008, e ainda o Troféu Epidauro, concedido pelo Consulado da Grécia. Também foi escolhido como Melhor Espetáculo pelo júri especializado no Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte de 2007.
Ganhou ainda melhor direção, dramaturgia, iluminação e sonoplastia no Festival de Teatro de Campo Mourão em 2006.
Atualmente a companhia é sediada em Curitiba. Foi formada em outubro de 2004, por Katiane Negrão e Dico Ferreira, na cidade de Ouro Preto. Nesses dez anos de intensa atividade, a Tato criou dois espetáculos de teatro de animação: Tropeço para adultos, e E Se…, para todos os públicos. Com eles já percorreu quase todas as capitais brasileiras e 10 países em 3 continentes: Argentina (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011), Chile (2010 e 2013), Colômbia (2012), Equador (2012), Espanha (2005), França (2005), Macau, China (2012), México (2013), Paraguai (2013) e Portugal (2005 e 2011). Com ajuda deste projeto, a companhia percorrerá o restante dos estados brasileiros que ainda faltam, e ao completar sua primeira década contará com a incrível façanha de mais de 1.000 apresentações, em todos os estados da federação.
Espetáculo:
Tropeço quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice mostra-se sua solidão e as pequenas ações rotineiras, porém cria-se um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.
Tropeço é parte de uma pesquisa em dramaturgia física, a fragmentação de parte do corpo que ganha personalidade através do movimento.
Essa linguagem é a continuidade e a junção dos trabalhos corporais desenvolvidos pelos integrantes nas áreas de teatro, dança contemporânea, mímica e teatro de formas animadas. Toda a estrutura cênica foi concebida com simplicidade de modo a valorizar os movimentos das personagens, pois todo o roteiro é compreendido através de suas ações e onomatopéias, sem a utilização de palavras.
Tropeço pretende estimular a imaginação do espectador ao recriar na visão de duas mãos a imagem de um ser inteiro. Tratar a velhice de forma não convencional através de uma dramaturgia aberta na qual o espectador faz sua própria leitura.
Concepção:
A pesquisa no teatro de animação da TATO se concentra na animação de partes do corpo, principalmente das mãos, e expande-se para a manipulação de objetos.
A construção dramatúrgica baseada em ações físicas é outro importante aspecto da companhia. Essa dramaturgia física é criada durante o processo de trabalho, através de improvisações de cenas, com atenção na comunicação corporal.
Sem a utilização de palavras as personagens possuem uma linguagem inventada; todos os ruídos, efeitos sonoros, instrumentos e temas musicais são feitos vocalmente pelos atores. A exploração desses sons vocais cria uma dramaturgia sonora que acompanha e complementa a física.
“CAMINHAR PELO SIMPLES… poucos adereços e a valorização da manipulação”.