Considerado pela crítica, dentre elas os escritores Francisco Miguel Moura, Assis Brasil, Ana Braga, Mário Martins como o autor de várias obras da maior importância para a literatura brasileira, o escritor Tocantinense, Moura Lima, morador de Gurupi, receberá no dia 24 de abril o título de Cidadão Tocantinense.
Na próxima quinta-feira, 24, o escritor tocantinense, Moura Lima, editor de Cultura do Portal Atitude e autor do primeiro romance regional do Tocantins, receberá o título de Cidadão Tocantinense. A cerimônia acontece às 09h no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins. A autora do Projeto do Título de Cidadão Tocantinense ao escritor gurupiense foi a deputada Josi Nunes (PMDB) .
O escritor Moura Lima, autor de 10 livros publicados é membro da Academia Tocantinense de Letras e pertence também a Academia Piauiense de Letras e; em 2007, recebeu da Assembleia Legislativa do Piaui o título de Cidadão Piauiense um reconhecimento que teve a participação dos escritores Willian Palha Dias, Herculano Moraes e Franscisco Miguel de Moura.
Para o escritor Francisco Miguel de Moura, as várias obras de Moura Lima são de maior importância para a literatura brasileira e já fora elogiada por grandes nomes da literatura, dentre elas Assis Brasil, Dra.Moema de Castro e Silva Olival e Clóvis Moura. “Moura Lima é tão brasileiro quanto Guimarães Rosa, José Candido de Carvalho e tanto outros que se interessaram por nossa gente do interior ignorada. Ele é nosso irmão, companheiro de estrada da vida e da escrita”, disse Francisco Miguel.
As obras de Moura Lima são as que já foram mais estudas dentre os escritores do Tocantins. Em 2012, o romance Serra dos Pilões-Jagunço e Tropeiro foi escolhido para Tese de Doutorado pela Prof.ªTereza Ramos de Carvalho, da UNB. Na sua trajetória de obra bem sucedida e já foi alvo de três teses de doutorado, sendo duas na Universidade Federal Fluminense-RJ e outra na UNB. Serra dos Pilões é o primeiro romance regional do Tocantins, e na sua marcante trajetória pelos rincões brasileiros, foi divulgando o sertão do Jalapão, que ainda não era conhecido.
Premiado pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, com o título “Personalidade Cultural”, com respeitável e garantido nome, na sua carreira literária, Moura Lima, tem sido destaque em artigos, um deles escrito pela peixense e ex-Presidente da Academia de Letras e Artes de GO, Ana Braga. “MUCUNÃ, livro de contos, de sua autoria, é uma obra literária baseada em observações e pesquisas. Obra de grande alcance sociológico. Com certeza, fará crescer, mais ainda, o prestígio desse autor, tão moço ainda, porém, com sua obra difundida e seu nome bem posicionado e citado, com altas referências elogiosas”, apontou Ana Braga no artigo “O Marco Pioneiro da Literatura Mouriana, no Chão Tocantinense”.
Outra obra premiada do escritor Moura Lima é o Chão das Carabinas que também foi objeto de estudo de escritores, dentre eles o , Romancista, Historiador e Magistrado, William Palha Dias. “Eis a palavra mestra da obra de Moura Lima. Transparência profunda, penetrante, do vale Araguaia-Tocantins, com o real da luta do homem, da paisagem, das madrugadas sertanejas, dos arrebóis, dos cânticos dos pássaros, da seriema, ao uivo do lobo guará, debaixo das lobeiras. Nada é artificial, tudo tem vida”, disse William Palha Dias no artigo titulado: “Um autêntico Regionalista do Sertão Tocantinense”.
Homenageados
Além de Moura Lima a Assembleia Legislativa do Tocantins também irá homenagear com o título de cidadão Tocantinenses o Padre João Bosco de Deus, Alípio Barbosa Neto, Eduardo Henrique Vital Godinho, Maria da Penha Maia Fernandes, o engenho Milton Takayaki Umino, Zacarias Gomes Martins e Sebastião Andrade.