Por meio de Projetos de lei de autoria da deputada estadual Josi Nunes(PMDB) serão entregues nesta quinta-feira,24, os títulos de cidadão tocantinenses
Os títulos serão entregues ao jornalista Zacarias Martins, ao ginecologista e obstetra Eduardo Henrique Vital Godinho, ao escritor Moura Lima e a Biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes.
A solenidade acontece as à 9 horas da manhã no plenário da Assembleia Legislativa. Na ocasião, Maria da Penha, responsável direta pela edição da Lei que leva seu nome, não estará presente, mas enviará um representante.
Confira os perfis:
Zacarias Martins
Zacarias Gomes Martins nasceu em 23 de julho de 1957. Escritor premiado nacionalmente, poeta, cronista, ativista cultural e jornalista profissional com formação pelo Centro Universitário Unirg e de atuação destacada, Zacarias Gomes Martins tem publicado seis livros de poesias: Transas do Coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004). Em 2008, publicou o seu primeiro livro de crônicas “Histórias da História de Gurupi”, livro indicado por duas vezes para o vestibular do Centro Universitário Unirg. Participa com trabalhos em várias antologias literárias no Brasil e no exterior.
Eduardo Godinho
Filho de João Oliveira Godinho, Coronel ex-Comandante do Corpo de Bombeiros Estado de Goiás, Eduardo Henrique Vital Godinho é formado em Medicina pela Universidade de Nova Iguaçu, RJ. Especializado em Clinica Medica, UNIRIO, RJ. Especializado em Ginecologia e Obstetricia UFMS, MS. Sub Especialidade em Transplante Capilar, EUA. Sub Especialidade Reprodução Humana, DF. Sub Especialidade Cancerologia Pelvica, UFMS, MS. Professor de medicina legal da UFT e vice presidente da comissão de insalubridade do estado Tocantins.
Moura Lima
O escritor Moura Lima, autor de 10 livros publicados é membro da Academia Tocantinense de Letras e pertence também a Academia Piauiense de Letras e; em 2007, recebeu da Assembleia Legislativa do Piaui o título de Cidadão Piauiense um reconhecimento que teve a participação dos escritores Willian Palha Dias, Herculano Moraes e Franscisco Miguel de Moura.
Premiado pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, com o título “Personalidade Cultural”, suas obras estão entre as mais estudas dentre os escritores do Tocantins. Em 2012, o romance Serra dos Pilões-Jagunço e Tropeiro foi escolhido para Tese de Doutorado pela Prof.ªTereza Ramos de Carvalho, da UNB. Na sua trajetória de obra bem sucedida e já foi alvo de três teses de doutorado, sendo duas na Universidade Federal Fluminense-RJ e outra na UNB. Serra dos Pilões é o primeiro romance regional do Tocantins, e na sua marcante trajetória pelos rincões brasileiros, foi divulgando o sertão do Jalapão, que ainda não era conhecido. Outra obra premiada do escritor Moura Lima é o Chão das Carabinas que também foi objeto de estudo de escritores, dentre eles o , Romancista, Historiador e Magistrado, William Palha Dias.
O escritor é também conhecido por outras obras regionalista como Solidões do Araguaia, romance inédito; Veredão – Contos Regionais e Folclóricos ,O Caminho das Tropas , Mucunã – Contos e Lendas do Sertão ; Chão das Carabinas – Coronéis, Peões e Boiadas e Negro d’Água – Mitos e Lendas do Tocantins.
Maria da Penha
Cearense de Fortaleza, Maria da Penha é farmacêutica bioquímica pela Universidade Federal do Ceará, com Mestrado em Parasitologia em Análises Clinicas, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, Presidenta do Instituto Maria da Penha, aposentada.Em maio de 1983 Maria da Penha foi vitimada por seu então marido, Marco Antonio Heredia Viveros com um tiro nas costas enquanto dormia, que a deixou paraplégica. Sua luta contra a violência doméstica contra a mulher deu origem ao projeto de lei que após aprovado por unanimidade na Câmara e no Senado Federal em 07 de agosto de 2006 , foi transformado como Lei Federal 11340 – Lei Maria da Penha.