Pronto e de mente aberta para a Hero Super Final no dia 9 de dezembro, a decisão do título de 2018 da Stock Car, Felipe Fraga sabe que não tem das missões mais fáceis, mas mostra grande confiança no trabalho de sua equipe e também em suas próprias qualidades na disputa contra Daniel Serra. Ambos lutam pela segunda taça de campeão – Fraga foi campeão em 2016 e Serra, em 2017.
por Redação
Dono de três vitórias na temporada – sempre nas corridas 1 das rodadas duplas -, o piloto de 23 anos da Cimed Chevrolet Racing chega a Interlagos 25 pontos atrás do adversário em uma corrida que tem 60 pontos em jogo. Nesta conversa, ele fala dos pontos altos e baixos de sua temporada, relata até uma “perseguição” por parte do piloto da Eurofarma RC.
A briga pelo título da temporada
“Tem sido uma disputa muito boa. Tivemos algumas brigas diretas em algumas corridas e estou muito feliz, porque é bom estar na disputa pelo título por mais um ano. Ser campeão da Stock Car é muito difícil, mas se manter ali sempre entre os três primeiros é bem mais difícil”.
“Eu não tive um começo de ano muito bom. Em Interlagos eu abandonei; em Santa Cruz do Sul, que é uma pista onde sempre vou bem, acabei fundindo o motor na classificação e larguei muito atrás, enfim, foram muitas situações em que não tive a oportunidade de disputar a vitória ou um pódio, e isso me tirou muitos pontos”.
“Do meio do ano para cá a gente deu uma recuperada muito boa. O carro só melhorou, a equipe toda melhorou: tanto o Cacá como o Marcos também cresceram muito no campeonato. Então estou muito confiante, independente do resultado. Estou feliz de estar na disputa, sabendo que sempre chego nas provas com um carro bom, com o qual posso lutar pela pole position, disputar com o Daniel, enfim”.
“A prática leva à perfeição”, e a “perseguição de Serra”
“Nós dois estamos em boa fase. A gente até se encontrou nos Estados Unidos recentemente, em outra categoria, e ele fez a pole lá. Até brinquei: ‘não é possível que até aqui esse cara vai fazer pole!’, mas é bom estarmos sempre disputando. Eu o admiro como piloto, e acho que ele pensa o mesmo. No fim das contas, é uma disputa sadia”.
As qualidades de seu adversário
“Já fomos atletas de uma mesma empresa, e quando ele corria na Stock Car em 2012 eu era o piloto do carro de volta rápida da Red Bull, quando tinha de 16 para 17 anos e ele já disputava vitórias e títulos. Nossa relação é muito boa. Eu acompanhava o trabalho dele e do Cacá. Nunca fui melhor amigo do Daniel, mas já até nos encostamos algumas vezes na pista. Ele não é um cara fácil de ultrapassar – e nem eu -, então já aconteceram algumas discussõezinhas rápidas. Ele está no meu top-3 da Stock Car. A briga com ele é bem difícil”
“O Serra tem um potencial de classificação muito bom. Ele vem de muitas poles, então acho que também o fato de ele correr bastante fora do país acaba ajudando, porque neste ano eu também estou andando fora e tenho sentido a diferença, pois você está mais tempo sentado em um carro de corrida, e isso conta muito como horas de treino. Nisso ele acabou saindo na minha frente nestes dois anos, por estar mais tempo em atividade, e agora também estou buscando isso. Acho que agora estamos de igual para igual, sem muita diferença. Sempre o admirei como piloto, quando vim para a Stock Car, eu acompanhava nos boxes da Red Bull e via de perto o trabalho dele. Sei o quanto ele é rápido, o quanto ele vai para cima nas largadas – às vezes se arrisca até demais – mas é o jeito dele, e está dando certo”
“O que ele fez no Velo Città foi inacreditável (dois segundos lugares), porque na largada eu estava três posições à frente dele e depois que teve um incidente ele conseguiu passar muito bem. As coisas estão se encaixando perfeitamente para ele, da mesma forma que em Cascavel não aconteceu e eu tirei 30 pontos dele”
A estratégia final
“Meu histórico é mais de ganhar a primeira corrida, e nesse atual campeonato é melhor fazer dois quartos lugares do que ganhar a primeira e ser oitavo na segunda. Nas últimas quatro etapas a minha curva crescente foi maior – acho que no Velo Città ele teve muita sorte no incidente da largada, senão ele teria muito mais dificuldade”
“Continuo com o mesmo pensamento: acelerar tudo que posso, brigar pela pole, largar bem e ganhar corrida. Nas rodadas duplas a nossa mentalidade é essa, e aí vemos o que acontece na segunda. Porque às vezes você deixa de vencer a primeira e na segunda é tirado da corrida, sofre um acidente, e o esforço não adianta nada”
“A classificação na Stock Car representa 65% do resultado do fim de semana. É difícil largar de sexto para trás e fazer um excelente fim de semana. Os carros da Stock Car são muito próximos, então evoluir assim durante a disputa é difícil”
“Tenho mais vitórias que ele no ano, e isso me anima. Sempre que tive a oportunidade e o potencial de mostrar, eu consegui. Tivemos muitos problemas no começo do ano, muitas quebras. Mas quando estávamos na frente, ganhamos – exceto em Londrina, quando tivemos um pit stop ruim. Sou o piloto que mais liderou voltas este ano, e o Daniel sabe que quando estou bem eu incomodo, então vou dar canseira nele até o final”
“Estou bem tranquilo. Cheguei a estar 50 pontos atrás e achava que era impossível. Baixamos para 12 a diferença e agora estamos com 25, então tudo é possível. Quero fazer o meu melhor trabalho, e estou bem confiante”
“Se eu pudesse escolher um lugar para ter a final, este lugar seria Interlagos. Foi onde venci, na minha estreia na Stock Car. E na final de 2016, quando fui campeão, eu só precisava de um 12º lugar para confirmar o título – uma situação bem mais cômoda do que o Daniel tem hoje. E mesmo assim foi muito sofrido até o final. Choveu no meio da corrida, caí de primeiro para 14º, com o Barrichello em terceiro. Então desta vez estou bem tranquilo e confiante, e estou preparado para a vitória e para a derrota. O que for para ser, será”
Objetivos de longo prazo
“Quero bater todos os recordes que forem possíveis na Stock Car. Quero aproveitar que ainda estou jovem, então quanto mais títulos eu ganhar maior vai ser a chance de chegar no recorde do Ingo Hoffmann. Eu sonho em ser o maior recordista, e quero antecipar isso o máximo possível – e que seja começando agora com o bicampeonato”.
Confira as possibilidades de título para os dois pilotos em Interlagos:
POSSIBILIDADES: SERRA CAMPEÃO
Se Fraga… | Serra só precisa de…
Vencer (332 pontos) | 4º lugar (335 pontos)
2º lugar (324) | 6º lugar (327)
3º lugar (316) | 8º (319)
4º lugar (310) | 10º (311)
5º lugar (306) | 11º (307)
6º lugar (302) | 13º (303)
7º lugar (298) | 15º (299)
8º ou pior (294)| campeão (297)
POSSIBILIDADES: FRAGA CAMPEÃO
Fraga campeão | Serra não pode passar de…
Vencer (332 pontos) | 5º lugar (331)
2º lugar (324) | 7º lugar (323)
3º lugar (316) | 9º lugar (315)
4º lugar (310) | 11º (307)
5º lugar (306) | 12º (305)
6º lugar (302) | 14º (301)
7º lugar (298) | não pontuar (297)