Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 14 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Estado»Aleto aprova pagamento do PCCR da Educação retroativo a outubro
Estado

Aleto aprova pagamento do PCCR da Educação retroativo a outubro

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins18 de dezembro de 2025 - 06:302 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Redação

O plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou nesta quarta-feira, 17, o Projeto de Lei nº 24/2025, de autoria do Executivo, que faz o pagamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação retroagir para 1º de outubro, a ser creditado na folha de dezembro.

A Lei nº 24, de 12 de dezembro, altera a Lei nº 4.902, de 27 de novembro, que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos profissionais da Educação, que previa os efeitos financeiros a partir de 1º de novembro. A medida reforça a política da gestão estadual de valorização dos profissionais da Educação, em conformidade com os limites legais e as diretrizes de equilíbrio fiscal, segundo justificativa do Governo do Tocantins.

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) reforçou o compromisso com os profissionais e com a continuidade das obras da área da Educação. “Os servidores e as obras que vão beneficiar a população e a comunidade escolar são a nossa prioridade. Trabalhamos para garantir que os profissionais recebam os valores retroativos a outubro, conforme previsto no PCCR. É prioridade assegurar essa valorização e garantir um direito aos profissionais da rede estadual. Vamos retomar essa e outras mais de 100 ações que ficaram paralisadas nos últimos 90 dias”, destacou.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, explicou que a gestão atuou para assegurar a aplicação do PCCR dentro do menor prazo possível, respeitando os estudos técnicos e os limites legais.

“Após a aprovação do PCCR em novembro, o pagamento ficou previsto para a folha de dezembro. Os estudos de impacto orçamentário e financeiro realizados pelo Igeprev [Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins] indicaram a viabilidade para os efeitos financeiros a partir de outubro. Estamos garantindo ao servidor um direito previsto no orçamento, que passou por todas as instâncias de controle, inclusive pela Assembleia Legislativa. Com isso, fazemos justiça e entregamos ao professor o que é de direito deles”, afirmou Vaz.

O chefe do Executivo também anunciou o pagamento de mais de 1,3 mil  progressões referentes a 2025, medida que reforça a política de  valorização dos servidores da Educação. O passivo financeiro soma R$  4.754.000,00.

A implementação em folha será realizada a partir do mês de dezembro e  representa um investimento recorrente de mais de R$ 1 milhão por mês.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Governador Wanderlei Barbosa cumpre agenda em Assunção e apresenta potencial econômico do Tocantins em encontro do BID

12 de março de 2026 - 20:25

Laurez rebate Governo do Tocantins e afirma que dívidas do Plano Servir são ‘problema acumulado’ antes da gestão interina

12 de março de 2026 - 19:16

Tragédia em Gurupi: Rompimento de represas em cadeia causa inundação repentina e rastro de destruição

12 de março de 2026 - 18:36

Ato em Gurupi lembra vítimas de feminicídio e reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher

12 de março de 2026 - 17:00

Governo do Tocantins zera atrasos no período da gestão interina e garante continuidade do Plano Servir para servidores estaduais

12 de março de 2026 - 16:14

Em Gurupi, Amélio Cayres consolida pré-candidatura ao Governo e defende celeridade nas obras do HGG

12 de março de 2026 - 15:42
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.