De acordo com a assessoria de comunicação de Furnas a queda aconteceu às 18h 20min do terça-feira, 01, e em seguida houve desligamento da linha de transmissão de 500kV na subestação de Gurupi após fortes rajadas de ventos que destruiu cinco torres no município de Nova Rosalândia.
por Wesley Silas
Moradores de parte da região sul do Tocantins ficaram se internet após um vendaval no município de Nova Rosalândia que destruiu cinco torres obrigando o desligamento da linha de transmissão 500kV Gurupi – Miracema circuito 1. Além do desligamento da linha de transmissão, a rede também era usada para transmissão de cabos de fibras ópticas de empresas que trabalham com o fornecimento de serviços de internet na região sul do Tocantins.
“No momento da ocorrência havia condição meteorológica adversa com fortes rajadas de ventos. A linha de transmissão foi desligada corretamente pelo seu sistema de proteção. Apesar do ocorrido, não houve perda de carga ao Sistema Interligado Nacional, conforme informação do ONS”, informou Furnas.
A empresa disse ainda que “está avaliando os danos causados para o restabelecimento da linha de transmissão o mais breve possível”.