Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 16 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Deus não é cabo eleitoral de nenhum político, mas pensam que é
Notícias

Deus não é cabo eleitoral de nenhum político, mas pensam que é

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins28 de setembro de 2014 - 19:334 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

(Wolfgang Teske)  Tenho acompanhado o discurso, falas e afirmações de vários candidatos ao longo dos anos durante o processo das campanhas eleitorais, e sempre me deparo com as invocações a Deus, como se fosse um cabo eleitoral invisível e com força para sensibilizar os eleitores.

As afirmações são diversas, como por exemplo: 
Deus está no comando; 
Eu acredito em Deus;
Deus está aqui;
Deus sabe do que estou falando;
Entrei nesta campanha por uma missão divina;
Deus quer que eu cuide do meu povo;
Deus sabe que não estou mentindo. 
E por aí vai. A lista de expressões é extensa e nem gastarei mais tempo com outras, pois estas já são suficientes para o que quero dizer.
Afinal de que Deus estão falando? Quem é este Deus a quem tanto invocam e fazem questão de buscar como testemunha?
O que mais chama a atenção, é que a maioria dos candidatos que fazem uso destas expressões são pessoas que, em sua vida particular e pública, não demonstram em seus atos que temem a algum Deus, pois agem como se ele sequer existisse.
Opinião 1Alguns são corruptos e corruptores, compradores de votos e consciências de pobres eleitores,  são caluniadores e difamadores, em busca de sua eleição a qualquer custo. Seguem a cartilha de Maquiavel que afirma: “Os fins justificam os meios”, portanto vale qualquer coisa, inclusive usar e abusar do nome de Deus.
Pois bem, afinal, de que Deus estão falando? Certamente, não é o Deus que eu conheço, mas é do deus da corrupção, deus da desgraça alheia e coletiva ou mesmo do deus MAMOM. 
Mamom era o nome de um deus particular do povo Filisteu na era pré-cristã que era adorado como o deus da prosperidade e fertilidade. O deus Mamom fazia companhia a um leque de outros deuses, tais como Baal, Moloque, Astarote e Dagon. Conforme a interpretação cristã, estes deuses são espíritos do inferno, em outras palavras, demônios.
Jesus se refere a este deus, ainda muito conhecido na sua época quando afirma: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Mateus 6.24). O deus Mamom significava o amor ao dinheiro.
Opinião 2O que então pensar destes candidatos que gastam vários milhões de reais em sua campanha eleitoral? Veja, são milhões de reais, que serão recuperados de uma ou outra forma e multiplicado por outros milhões. 

Isto não é discutido nos palanques e nos debates midiáticos. O que importa é iludir o pobre eleitorado, sensibilizando-o com a falsa ilusão de que, são tementes a Deus e o tem como a mais fiel testemunha invisível, contudo presente no imaginário do eleitor.

Enganação pura. São mentirosos e estão invocando o nome de Deus em vão, trazendo sobre si ainda mais desgraça.
O que eu tenho a dizer para estes políticos, candidatos com falsa aparência piedosa são palavras registradas no livro de Isaías 55.8-9, do Antigo Testamento, na Bíblia: “O Senhor Deus diz: Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus”.
Espero, sinceramente, que os eleitores não se deixem enganar pelos candidatos espertos, que usam o nome de Deus, como se fossem os seres mais religiosos e piedosos da face da terra.
Wolfgang TeskeWolfgang Teske . É catarinense de Blumenau-SC, nascido em 1957. É jornalista, educador e teólogo, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Mestre em Ciências do Ambiente/Cultura e Meio Ambiente. Reside em Palmas-TO, desde 1992, onde implantou o Complexo Educacional da Universidade Luterana do Brasil, sendo o seu primeiro diretor. Foi diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da Escola Técnica Federal de Palmas, hoje IFTO, na sua implantação. Atualmente, é professor e pesquisador da Universidade Federal do Tocantins. Autor dos livros A Roda de São Gonçalo; Cultura Quilombola; co-autor do Fotolivro Roda de São Gonçalo e diretor de produção do Filme A Promessa. É Cidadão Palmense e Membro da Academia Palmense de Letras – cadeira nº 17.
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Opinião do leitor | Vicentinho ruge. Faz rastro de onça, joga acertado, se ajeitando certinho.

16 de março de 2026 - 11:24

CUIDADO INTEGRAL: Sangue na urina pode ser sinal de câncer renal, alerta especialista

16 de março de 2026 - 11:12

Após aumento de combustíveis: 126 postos foram notificados pelo Procon

16 de março de 2026 - 10:34

Doador de órgãos recebe homenagem durante primeira captação de 2026 no Hospital Geral de Palmas

16 de março de 2026 - 10:24

Expansão da soja no Tocantins evidência papel estratégico das agroindústrias na absorção da safra

16 de março de 2026 - 09:02

ELMO fortalece mercado imobiliário de Palmas com evento voltado à elite de corretores

14 de março de 2026 - 15:13
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.