Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 16 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Gurupi: Odebrecht Ambiental investirá para combater rompimento de tubulações de água
Cidades

Gurupi: Odebrecht Ambiental investirá para combater rompimento de tubulações de água

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins4 de março de 2015 - 21:423 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Problemas de rompimentos nas redes de distribuição e nos ramais que levam a água até as residências dos gurupienses deverão ser combatidos por meio de grande investimento no valor de, aproximadamente R$ 60 milhões.

Problemas como o que aconteceu na Avenida Goiás, segundo Andre Alexandre, são decorrentes a idade de tubulações antigas de materiais inapropriados.  

Tubulação estourou hoje na Avenida Goiás de deixou, praticamente, toda cidade sem água no período da manhã. (Foto: Wesley Silas)
Tubulação estourou hoje na Avenida Goiás de deixou, praticamente, toda cidade sem água no período da manhã. (Foto: Wesley Silas)

“A questão dos vazamentos no Centro, principalmente nas Avenidas Goiás e Maranhão, acontecem devido a idade das tubulações que são de cimento amianto que ficam suscetíveis às intempéries das particularidades local e, com isso, causa o rompimento”, explica.

Ele defende ainda que a Odebrecht Ambiental | Saneatins tem oportunizados os momentos de vazamento para fazer substituições das tubulações de amianto por PVC Defofo, que são mais resistentes, para corrigir e prevenir que aconteçam novos problemas.

“Temos um plano de ação com equipamentos adequados e em momento de baixo consumo, quando a cidade está com baixa demanda, a gente faz substituições gradativas das tubulações antecipando possíveis vazamentos e perda de água”, disse.

Substituição definitiva

Saneatins água2
“Estamos com os projetos concluídos e no processo de contratação das empresas especializadas para substituir as redes”

De acordo com o representante da Odebrecht Ambiental | Saneatins a empresa está com um plano de investimento por meio da Caixa Econômica Federal e dentre de 60 a 90 dias serão iniciadas a execução das obras de substituição de redes.  

“Estamos com os projetos concluídos e no processo de contratação das empresas especializadas para substituir as redes e também fazer adequações das áreas de manobras de rede que são os Centros de Distribuições, onde nós vamos instalar três grandes anéis e mais redes, tanto primária, quando secundária para uma melhor distribuição de água na cidade”, disse.

“Estamos substituindo as redes com baixa resistência e qualificando outras rede", disse.
“Estamos substituindo as redes com baixa resistência e qualificando outras rede”, disse.

O maior problema de vazamento de água, segundo Andre Alexandre, está em vazamentos dos ramais que levam a água da rede até às residências.

“Estamos substituindo as redes com baixa resistência e qualificando outras redes, pois o grande problema em Gurupi hoje, não são tanto às redes, mas os ramais que alimentam a rede até o cliente – que são mangueiras pretas que têm de 20 a 25 anos e já estamos fazendo o processo de substituição”, informou.

Perda de água potável

No momento em que País enfrenta crise de abastecimento de água vale lembrar que estamos no mês do Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22,  Andre Alexandre, que as perdas em Gurupi chega aproximadamente 30% e que a meta da empresa é que seja inferior a 20%. No último levantamento publicado no mês passado pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades apontou que o Brasil perde 37% da água tratada e a região Norte as perdas chegam a 50,8%. Apontou ainda que a região Nordeste desperdiça 45%; o Sudeste 33,4%, o Sul 35,1% e o Centroeste 33,4%.   

“Gurupi hoje apresenta índices indicadores menores que o Estadual, região Norte e Nacional. São perdas que estão na ordem de 27% a 31%. Porém ,o pacto da Odebrecht Ambiental é que até o ano de 2020 tenhamos perdas inferiores a 20%. Estas obras que nós faremos agora no final do primeiro semestre, de qualificação do sistema de distribuição, vão auxiliar e antecipar um pouco a atingir esta meta”, concluiu.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

MPTO recomenda redução de cargos comissionados e novo concurso na Câmara de Paraíso

16 de março de 2026 - 18:01

Projeto Horta Comunitária: APAEs de Gurupi e Aliança, com apoio do deputado Eduardo Fortes, renovam parcerias parceria com a Cooperfrigu e fortalecem inclusão social

16 de março de 2026 - 17:00

Justiça dá cinco dias para prefeito e secretário de Saúde de Dueré explicarem falhas em hospital municipal

16 de março de 2026 - 15:00

Opinião do leitor | Vicentinho ruge. Faz rastro de onça, joga acertado, se ajeitando certinho.

16 de março de 2026 - 11:24

CUIDADO INTEGRAL: Sangue na urina pode ser sinal de câncer renal, alerta especialista

16 de março de 2026 - 11:12

Após aumento de combustíveis: 126 postos foram notificados pelo Procon

16 de março de 2026 - 10:34
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.