Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 20 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Kátia entrega prêmio Bertha Lutz para mulheres do Tocantins
Destaques

Kátia entrega prêmio Bertha Lutz para mulheres do Tocantins

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins26 de março de 2019 - 17:163 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) homenageou nesta terça-feira (26) duas mulheres que marcaram a história e a cultura do Tocantins através do seu trabalho. Foram indicadas pela parlamentar para receber o Diploma Bertha Lutz Tia Naninha, que mantém acessa a tradição do centenário biscoito Amor Perfeito, e a missionária Margarida Lemos, falecida em 2012, cuja trajetória se confunde com a história da educação no Tocantins. 

por Redação 


É em Natividade, cidade histórica do Tocantins, que os tradicionais biscoitos Amor Perfeito são produzidos. Com 14 funcionários, Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a Tia Naninha, e seu esposo, produzem o tradicional biscoito seguindo a receita que ela aprendeu com sua mãe, há mais de 100 anos. Para Kátia, Naninha dá exemplo de empreendedorismo. 

“Tia Naninha carregou muita lata d’água na cabeça para produzir os biscoitos, pois na cidade de Natividade, naquela época, não tinha água. E assim, com a ajuda do esposo, criou todos os seus filhos. Naninha foi uma empreendedora quando naquele tempo ninguém sabia o significado dessa palavra. Ela pegou a receita do biscoito fabricado pela mãe e montou uma fábrica artesanal no fundo de sua casa. É um exemplo para os micro e pequenos empreendedores de todo nosso país”, destacou.

A senadora do Tocantins também indicou para ser homenageada, in memoriam, a missionária Margarida Lemos Gonçalves, que teve uma vida dedicada à educação, em especial no Tocantins. A missionária foi representada por Rosana Brelaz Batista, que é voluntária no Colégio Estadual Batista Professora Beatriz Rodrigues da Silva, de Tocantínia, onde margarida foi diretora. Margarida também atuou em Lajeado e em Palmas, onde ajudou na implantação da Primeira Igreja Batista, foi professora e primeira diretora do Colégio Batista de Palmas.  

Rosana lembrou o carinho que Margarida, natural do Espírito Santo, tinha pelo Tocantins e como acreditava em uma educação diferenciada, onde a “palmatória” não tinha vez.  Ela também ressaltou o quanto Margarida sentia-se tocantinense, desde a primeira vez em que esteve em Tocantínia, na época Norte de Goiás.

Tia Naninha e a missionária Margarida Lemos (In Memoriam) foram homenageadas Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

“Sou tocantinense desde o momento quando numa noite escura de novembro, de 1948, coloquei meus pés no solo norte goiano para ficar”. 

O Diploma Bertha Lutz, também conhecido como Prêmio Bertha Lutz, foi instituído pelo Senado para agraciar mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil. Homenageia a bióloga brasileira e líder feminista Bertha Lutz.

Foi instituído pela Resolução nº 2/2001 [1], com base em Projeto de Resolução de 1998 apresentado pela Senadora Emília Fernandes. É conferido, anualmente, em sessão do Senado Federal especialmente convocada para esse fim a realizar-se durante as atividades do Dia Internacional da Mulher – 8 de março – e agracia mulheres de diferentes áreas de atuação.

Bertha Lutz Bertha Lutz Tia Naninha Kátia Abreu missionária Margarida Lemos
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Pesquisa RealTime Big Data: Laurez Moreira cresce 4% e atinge 22% no Tocantins e encosta em Vicentinho; Dorinha lidera com 35%

19 de junho de 2026 - 17:56

Desafio: Eli Borges articula pré-candidatura ao Senado com foco no eleitorado evangélico e apoio de 80 prefeitos no Tocantins

19 de junho de 2026 - 17:21

Pesquisa RealTime Big Data indica liderança de Dorinha Seabra na disputa pelo governo do Tocantins

19 de junho de 2026 - 11:29

Ronaldo Dimas cumpre agenda em Gurupi e articula apoio para pré-candidatura ao Senado

18 de junho de 2026 - 22:59

Prefeito Hormides Rodrigues e ex-prefeito José Salomão negam ruptura política em Dianópolis

18 de junho de 2026 - 19:10

TRE-TO rejeita recurso e mantém absolvição de prefeito e vice de Aliança do Tocantins

18 de junho de 2026 - 18:45
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.