Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 9 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Opinião | Trans Bananal, uma via necessária para o desenvolvimento
Destaques

Opinião | Trans Bananal, uma via necessária para o desenvolvimento

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins4 de outubro de 2019 - 10:272 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A travessia da Ilha do Bananal é uma estrada importante, porque liga duas regiões produtivas de diferentes estados, e Gurupi será o grande pólo. Atualmente o trajeto é de aproximadamente 1000 km, encarecendo o transporte da matéria prima e dos produtos. Depois de terminada a obra, pelo novo trajeto, serão menos de 100 km.

Por Jonas Barros

A abertura dessa estrada aumentará a logística de Gurupi que atualmente atende 17 cidades. A TO 500 vai aproximar o Tocantins do Mato Grosso, beneficiando Gurupi estrategicamente devido à ferrovia Norte Sul, à Br 153, à TO 242, que liga ao estado da Bahia, e em breve a ferrovia Leste Oeste com pátio em Figueirópolis.

A senadora Kátia Abreu foi muito feliz ao requerer ao plenário do Senado a realização dessa audiência pública, para que na presença do Ministro da Infraestrutura, os governadores dos dois estados, órgãos ambientais (Funai e IBAMA), prefeitos, vereadores, lideranças indígenas, representantes dos segmentos organizados, manifestem-se pela aprovação da construção da estrada, que com certeza será construída numa parceria público-privada envolvendo o governo do Tocantins.

A audiência será um marco para a consolidação e implantação da TO, e a senadora Kátia Abreu foi bastante diligente ao articular o encontro dos interessados e os órgãos ambientais responsáveis pela área do trajeto da estrada.

Com a construção da Trans Bananal os estados poderão circular suas riquezas com um custo bem inferior ao atual. Ganharão o Tocantins e o Mato Grosso, além de Gurupi, que será o grande trevo desse progresso.

rodovia transbananal TO-500 tocantins
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Circuito Tocantinense da Pesca deve injetar R$ 50 milhões na economia e consolidar Estado como polo nacional do turismo de pesca

9 de março de 2026 - 17:52

Após semanas de chuva intensa, produtores correm para retomar colheita de soja no Tocantins

9 de março de 2026 - 11:40

2º Concurso de Redação da Escola do Agro está com inscrições abertas em Gurupi

7 de março de 2026 - 18:24

Vistoria do TCE identifica problemas estruturais e administrativos no hospital municipal de Figueirópolis

6 de março de 2026 - 22:48

Concurso da Educação chegará a aproximadamente 5 mil professores convocados após 9ª chamada e anúncio do edital de redistribuição

6 de março de 2026 - 18:28

Prefeitura de Gurupi inaugura Ludoteca no CREAS em parceria com o Instituto Sabin

6 de março de 2026 - 12:02
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.