Iniciou hoje os preparativos para o Movimento Compre dos Pequenos Negócios em Gurupi que acontecerá no dia 05 de novembro deste ano. A apresentação foi feita pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Tocantins e presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni e pelo superintendente do Sebrae, Omar Antonio Hennemann, que pediu aos empresários empenho da divulgação do movimento que pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 9 mil empresas no município, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia local.
“Hoje nós estamos aqui lançando a campanha e queremos vocês como cabos eleitorais e envolvam cada vez mais pessoas porque esta campanha é para fortalecer os pequenos negócios que são a grande maioria no Tocantins”, disse Omar Antonio Hennemann. Em seguida fez questão de lembrar do potencial das micros e pequenas empresas no Estado. “99,2% das empresas do Tocantins são pequenas e só 0,8% são médias e grandes. Esta classificação é pelo faturamento e não pelo tamanho da empresa”, reiterou.
O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Tocantins e presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, pediu engajamento dos empresários de Gurupi no fortalecimento Movimento Compre dos Pequenos Negócios em Gurupi.
“Nós precisamos que todos vistam a camisa do movimento e façam a campanha porque não é só a imprensa que vai levar adiante porque se cada um se imbuir neste objetivo conseguiremos fazer a campanha cada fez maior”, conclamou Itelvino.
De acordo com o gerente do Sebrae na região Sul do estado, José Carlos Arruda de Bessa, durante os próximo dias o Sebrae estará oferecendo várias capacitações para os empresários de Gurupi. “Hoje a noite estamos oferecendo um curso 100% gratuito de compras governamentais para forma empresários para venderem para entidades municipal, estadual e Federal”, exemplificou.
FENEG
No final da palestra, Omar Antonio Hennemann, falou sobre a Feira de Negócios de Gurupi (FENEG) que acontecerá no Centro de Tradições Brasileiras, antigo Parque Igue do Vale, durante os dias 11 a 14 de novembro, que terá como foco principal mostrar os produtos genuínos produzidos no município que vão desde o segmento agropecuário, pequenas fábricas, comércio e serviços.
“Escolhemos algumas cidades que têm potencial para fazer uma Feira de Negócio diferente das outras que já aconteceram. Nesta feira nós queremos mostrar o potencial de Gurupi que muitas pessoas que moram na cidade ainda não sabem como as pequenas fábricas, os serviços e comércio”, disse.
Números
As micro e pequenas empresas tocantinenses são mais de 99,2% do total de empresas do Tocantins, respondem por 37,3% do PIB no Estado e por mais de 77 mil empregos com carteira assinada.