A Secretaria da Administração (Secad) respondeu questionamentos feitos durante manifestação de usuários do Plansaúde ocorrida na manhã desta segunda-feira, 18, em Gurupi. Na nota, garantiu que os atendimentos em Gurupi não estão suspenso, anunciou revisão de todos os profissionais cadastrados no plano, comentou sobre atendimento em hospitais e citou que hoje o Plansaúde possui 4.429 usuários cadastrados e 70 profissionais credenciados na cidade.
por Wesley Silas
Representantes de servidores público estaduais que participam do Plansaúde foram para frente do É pra Já, onde há posto de atendimento da Infoway, empresa contratada para administrar o Plansaúde, para entregar um documento que aponta reclamações sobre os serviços e várias reivindicações, dentre elas ampliação de hospitais aptos a receberem urgência e emergência em Gurupi e no Estado de Goiás, cadastro de médicos especialistas nas áreas de cardiologia, neurologia, otorrino, pediatria, reumatologia, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, endocrinologia, psiquiatria, urologia, gastro, odontologia e clínicos, dentre outras.
No entanto, a Secretaria da Administração (Secad) garantiu que “o atendimento do Plansaúde na cidade de Gurupi não está suspenso” e elação a manifestações realizadas nesta segunda-feira, 18, informou que o que o “documento protocolado pelos usuários já foi encaminhado à Infoway, empresa contratada para administrar o Plansaúde, que vai realizar um levantamento sobre às situações apontadas”.
Garantiu ainda que irá buscar agilizar e melhorar o atendimento do Plansaúde e que “deve realizar, em breve, uma revisão de todos os profissionais cadastrados no plano. Também será realizada uma avaliação de como estão sendo os atendimentos prestados pelos profissionais e unidades credenciadas para uma reformulação da forma como este atendimento é realizado hoje”, pontuou.
Credenciamento de novos profissionais
Noticiou que para breve está previsto “lançamento de um edital para o credenciamento de novos profissionais ao Plansaúde”.
“Sobre Gurupi, esclarecemos que hoje o Plansaúde possui 4.429 usuários cadastrados e 70 profissionais credenciados na cidade. Além do Hospital São Francisco e o CDT – Centro de Diagnósticos. Os usuários vêm sendo atendidos e os pagamentos sendo realizados dentro da normalidade”, informou a Secad.
Falta de atendimento
Quando a falta de atendimentos reclamados pelos usuários, a Secad justificou que os mesmos podem “ser causados por profissionais que estão credenciados ao Plansaúde, que param de atender os pacientes, mas não se descredenciam do Plano. Nesses casos, o beneficiário deve procurar o Plansaúde e informar sobre a negativa de atendimento de um profissional cadastrado, para que o Plano possa tomar as providências necessárias para garantir o atendimento ao paciente”.
Vagas de consultas nos consultórios
Sobre quantidade de vagas, a Secada reforçou “que não existe uma quantidade determinada de atendimentos por dia. Contudo nos consultórios do Hospital São Francisco o atendimento é realizado, por ordem de chegada, de acordo com o número de vagas disponibilizadas por cada médico”.
“Lembrando que o Hospital também atende outros planos de saúde cadastrados na unidade hospitalar, e com isso a demanda é maior, consequentemente, o tempo de espera também. Já no Pronto Socorro o atendimento de urgência e emergência e garantido ao usuário que necessitar, sem nenhuma limitação”.
Exames
Sobre a autorização de exames, a Secad informou “que os prazos vem sendo cumpridos de acordo com a Portaria nº 560 de julho de 2017”.
Confira a íntegra das reivindicações entregue no posto de atendimento da Infoway no É pra Já de Gurupi.
Integra da nota da Secretaria da Administração (Secad):
A Secretaria da Administração (Secad) informa que o atendimento do Plansaúde na cidade de Gurupi não está suspenso. Em relação a manifestações realizadas nesta segunda-feira, 18, destacamos que o documento protocolado pelos usuários já foi encaminhado à Infoway, empresa contratada para administrar o Plansaúde, que vai realizar um levantamento sobre às situações apontadas.
Sempre buscando agilizar e melhorar o atendimento do Plansaúde, a Secad deve realizar, em breve, uma revisão de todos os profissionais cadastrados no plano. Também será realizada uma avaliação de como estão sendo os atendimentos prestados pelos profissionais e unidades credenciadas para uma reformulação da forma como este atendimento é realizado hoje.
Ainda é previsto, para breve, o lançamento de um edital para o credenciamento de novos profissionais ao Plansaúde.
Sobre Gurupi, esclarecemos que hoje o Plansaúde possui 4.429 usuários cadastrados e 70 profissionais credenciados na cidade. Além do Hospital São Francisco e o CDT – Centro de Diagnósticos. Os usuários vêm sendo atendidos e os pagamentos sendo realizados dentro da normalidade.
No entanto, destacamos que alguns transtornos referentes a falta de atendimento podem ser causados por profissionais que estão credenciados ao Plansaúde, que param de atender os pacientes, mas não se descredenciam do Plano. Nesses casos, o beneficiário deve procurar o Plansaúde e informar sobre a negativa de atendimento de um profissional cadastrado, para que o Plano possa tomar as providências necessárias para garantir o atendimento ao paciente.
Sobre quantidade de vagas, reforçamos que não existe uma quantidade determinada de atendimentos por dia. Contudo nos consultórios do Hospital São Francisco o atendimento é realizado, por ordem de chegada, de acordo com o número de vagas disponibilizadas por cada médico.
Lembrando que o Hospital também atende outros planos de saúde cadastrados na unidade hospitalar, e com isso a demanda é maior, consequentemente, o tempo de espera também. Já no Pronto Socorro o atendimento de urgência e emergência e garantido ao usuário que necessitar, sem nenhuma limitação.
Sobre a autorização de exames, informamos que os prazos vem sendo cumpridos de acordo com a Portaria nº 560 de julho de 2017.