(Gláucia Mendes) O homem do campo, que trabalha de sol a sol ou com chuva, e que muitas vezes depende de mudanças climáticas para que a lavoura prospere é lembrado desde o dia 28 de junho de 1960, quando foi instituído o Dia do Agricultor, durante comemorações do centenário do Ministério da Agricultura.
O Sindicato Rural de Araguaína (SRA) apoia e é parceiro de projetos no Tocantins, que beneficiam a Agricultura Familiar, como o Balde Cheio e Travessia do Leite, que tem como objetivo impulsionar a produção de leite e incentivar os proprietários a obter lucros, mesmo em pequenas propriedades rurais. Durante a Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), 600 produtores rurais participaram do Dia do Leite, evento que trouxe palestras sobre o tema.
Um estudo realizado no primeiro semestre deste ano, pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead/MDA) aponta que, a agricultura familiar continuará crescendo nos próximos dez anos. O estudo avaliou fatores como a dinâmica municipal da agricultura, o desenvolvimento econômico da população, a aptidão agrícola e o interesse ambiental.
O Estudo destacou que, os alimentos que vão continuar com produção em alta nestes dez anos são os itens essenciais da cesta básica, como feijão, arroz, milho, leite e mandioca. (Com informações da Ascom – Nead/MDA)