Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 2 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Combustíveis sem licitação | Ex-prefeito de Sandolândia é condenado a mais de quatro anos de detenção
Eleições

Combustíveis sem licitação | Ex-prefeito de Sandolândia é condenado a mais de quatro anos de detenção

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins26 de julho de 2017 - 22:392 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O Ministério Público Estadual (MPE) obteve na Justiça a condenação do ex-prefeito de Sandolândia Adalberto Leme de Andrade a uma pena de quatro anos, quatro meses e 15 dias de detenção pela prática de crime de responsabilidade, referente à contração de empresa sem o devido processo licitatório. O crime foi cometido entre os anos de 2006 e 2008, quando Adalberto Leme encontrava-se à frente da administração municipal.


A decisão da Justiça atendeu pedido contido em Ação Penal proposta pelo Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, no ano de 2012. A acusação foi baseada em acórdãos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão que considerou as contas do município irregulares em razão da dispensa ilegal de licitação e da autorização e aplicação indevidas de recursos públicos. As irregularidades teriam causado prejuízo superior a meio milhão de reais aos cofres municipais.

Na denúncia criminal, que aponta diversos crimes cometidos contra a administração pública, a ênfase está na aquisição de combustíveis, referente à contratação, sem procedimento licitatório, do posto de propriedade do próprio gestor. Em amostragem, foi verificado que em quatro meses, no ano de 2008, foram adquiridos mais de R$ 135 mil em combustíveis, além de diversas outras aquisições citadas na denúncia, consideradas pela Justiça como continuidade delitiva.

As irregularidades teriam causado prejuízo superior a meio milhão de reais aos cofres municipais.

Ao preferir a sentença, o Juiz Nelson Rodrigues da Silva destacou que “a aquisição de combustíveis sem licitação retirou do município pelo menos a oportunidade de realizar compras com preços menores”. Além disso, o ex-prefeito “agiu com dolo ao adquirir grandes quantidades de combustíveis para o município de Sandolândia, visando favorecer a si próprio e à sua família, já que o Auto Posto e Lanchonete lhe pertencia ou mesmo pertencia ao seu irmão, como afirmou no interrogatório judicial”, considera a sentença.

Além da pena privativa de liberdade, que será cumprida no regime semiaberto, o ex-prefeito terá que pagar multa no valor de R$ 18.382,93.

Adalberto Leme de Andrade Licitação Sandolândia
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Osires Damaso se filia ao PSDB de Vicentinho Júnior para disputar vaga na Câmara dos Deputados

1 de abril de 2026 - 18:18

TRE-TO determina suspensão de duas pesquisas eleitorais do Instituto Exata que favorecia Vicentinho por falta de transparência

1 de abril de 2026 - 18:05

Eduardo Fortes se filia ao Republicanos e reforça grupo político liderado por Wanderlei Barbosa no Tocantins

1 de abril de 2026 - 17:10

Eli Borges, pastor Assembleiano, entra na corrida ao Senado pelo Republicanos na base de Dorinha Seabra

1 de abril de 2026 - 16:11

“Amélio representa equilíbrio, estabilidade e segurança”, afirma Vicentinho Júnior

1 de abril de 2026 - 08:50

Articulação de Eduardo Fortes garante aprovação do novo PCCR para servidores do Naturatins

1 de abril de 2026 - 06:40
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.