Representantes da OAB, do Ministério Público, da ACIG, Prefeitura e do Poder Judiciário de Gurupi estiveram reunidos com presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso, e com o governador Marcelo Miranda para debaterem a falta de segurança em Gurupi e fragilidade do sistema prisional da região Sul. “Convidamos a comissão de Segurança da Assembleia para vir a Gurupi e conhecer in loco a nossa realidade”, disse o Juiz de Execução Penal, Juiz Ademar Alves de Souza Filho, ao Portal Atitude.
As reuniões aconteceram na quinta-feira,28, com o presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso e na manhã desta sexta-feira, 29, no Palácio Araguaia com o governador Marcelo Miranda.
O Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais, Tribunal do Júri e Central de Penas e Medidas Alternativas, na Comarca de Gurupi, Ademar Alves de Souza Filho, avaliou como positiva a reunião na Assembleia.
“O importante é que o Presidente da Assembleia, Osires Damaso, abriu uma canal, inclusive ficou agendado para a próxima terça-feira quando iremos retornar à Assembleia para conversar com os deputados”, disse o magistrado. Em seguida acrescentou: “Vamos expor para os deputados as nossas agruras de Gurupi e também convidamos a comissão de Segurança da Assembleia para vir a Gurupi e conhecer in loco a nossa realidade”.
Estiveram presentes na reunião com o presidente da AL, a Seccional e a Subseção da OAB, por seus respectivos Presidentes, Walter Ohofugi e Albery, e integrantes das Diretoria, o Juiz e Promotor de Justiça da Vara de Execuções Penais da Comarca de Gurupi, Ademar Filho, a Representante da OABTO na Comissão específica junto ao Conselho Federal, Ester Nogueira e vários advogados.
“Tivemos a oportunidade de expor a omissão do Estado e as nossas reivindicações emergentes. O deputado se colocou à disposição para enviar a comissão de Deputados para verificar “in loco” os problemas apontados no presídio de Cariri e na CPP, inclusive, nos convidou para fazermos uma reunião com todos os deputados na terça-feira, 03”, avaliou presidente da Subseção, Albery Cesar Oliveira, por meio de sua assessoria.
Já manhã desta sexta-feira representantes da Prefeitura, Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG) e OAB estiveram reunidos com o governador Marcelo Miranda solicitando medidas para minimizar o problema da segurança pública no município.