Numa eleição tumultuada devido falhas no Regimento Interno da Casa, o vereador Sargento Jenilson (PRTB) teve que retirar sua candidatura por não conseguir fechar apoio para formar um chapa e teve candidatura indeferida, facilitou ainda mais a vitória de Wendel Gomides (PDT), depois de ter conseguido maioria absoluta e chancelou sua vitória à presidência da Casa com placar de 11 x 2. Apesar do voto ter sido secreto o Sargento Jenilson fez questão de mostrar a cédula de votação com o não e, pelo contexto, tudo indica que o segundo não à chapa de Gomides pode ter saído do vereador e líder do prefeito, André Caixeta (PDT) ou Valdônio Rodrigues (PSB).
Por Wesley Silas
Por ter se candidato a todos os cargos da Mesa Diretora, o vereador Sargento Jenilson teve que escolher concorrer apenas ao de Secretário da Mesa, cargo que ocupa atualmente, e retirou sua candidatura a presidente, conforme prevê o regimento interno, no art. 14, § 2º, I 1.
A eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Gurupi aconteceu na manhã de hoje, 14, durante a última sessão ordinária deste ano. Com 11 votos a 2 foi indeferida a possibilidade do vereador Sargento Jenilson concorrer ao cargo de 1º Secretário da Mesa, já que a vereadora Mirian Lustosa, da chapa Unidos por Gurupi foi indicada para o mesmo cargo e não abriu mão.
A única chapa registrada, Unidos por Gurupi, foi formada por Wendel Gomides (PDT), como presidente, Ataíde Leiteiro (PPS) como vice-presidente, Miriam Lustosa (DEM), 1ª Secretária, Eduardo Fortes (PSDB), 2º Secretário, Jair Souza e Claúdio do Trevo (PSB) como 01º e 02º suplentes respectivamente, foi eleita com 11 votos favoráveis e 02 contrários.
Gomides está em sua segunda legislatura como vereador e já presidiu a Mesa Diretora da Câmara de Gurupi no biênio 2015/2016. O novo presidente reforçou que sua prioridade será construir a sede própria da Casa de Leis gurupiense e para isso pretende continuar com a economia que já vem sendo feito pelo então presidente Valdônio Rodrigues (PSB).
“Essa continuará sendo não apenas minha prioridade, mas de todos os demais vereadores, pois é um compromisso firmado há mais de 2 anos, e todos anseiam por esse prédio, atualmente temos em caixa cerca de 1,5 milhão de reais economizados nestes últimos dois anos, e em 2020 pretendemos entregar para a sociedade gurupiense a sede própria desse legislativo”, declarou.
Ao Portal Atitude ele garantiu que outra prioridade será a atualização da Regimento Interno da Casa e da Lei Orgânica do Município que encontram-se defasadas.
“Eu já estive conversando com a nossa procuradora no decorrer da Sessão para que possamos refazer algumas adequações do nosso Regimento Interno que é muito grande onde alguns artigos autorizam certas coisas, enquanto outros desautorizam dando outro entendimento a determinada matéria. Já a reformulação da Lei Orgânica vamos conversar com a assessoria jurídica da Casa e sabemos também que o Poder Executivo também tem que participar e vamos montar uma comissão para darmos andamento à essa reestruturação da Lei Orgânica”, disse Gomides.
Wendel Antônio Gomides tem 44 anos de idade, é formado em Direito pela UnirG, casado, pai de um casal de filhos, natural de Goiânia-GO, mas reside em Gurupi desde 1984. É policial civil desde o ano de 2003.
A posse do novo presidente será no mês de janeiro. (Com informações da Ascom da Câmara Municipal)