A candidata vice-presidente da República, Sônia Guajajara (PSOL), estará no Tocantins no próximo dia 04 de setembro, e fará algumas reuniões durante todo o dia em Palmas. Ao lado da candidata ao governo do Tocantins, Bernadete Aparecida (PSOL), Sônia vai apresentar proposta de Governo para o país, encontro com todos os candidatos a deputados estaduais, federais e senador, além de cumprir agenda partidária.
por Redação
Sônia Guajajara, primeira indígena a concorrer a vice-presidente. Mulher, nordestina, Sônia Guajajara é o nome que compõe, junto com Guilherme Boulos, a chapa do PSOL para a Presidência da República nas eleições de 2018.
Perfil
Sônia é do povo Guajajara/Tentehar, que habita nas matas da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. Filha de pais analfabetos, deixou suas origens pela primeira vez aos 15 anos, quando recebeu ajuda da Funai para cursar o ensino médio em Minas Gerais. Depois, voltou para o Maranhão, onde se formou em Letras e Enfermagem e fez pós-graduação em Educação Especial.
Sua militância indígena e ambiental começou ainda na juventude, nos movimentos de base, e logo chegou ao Congresso Nacional – onde Guajajara foi linha de frente contra uma série de projetos que retiravam direitos e ameaçavam o meio ambiente. Em poucos anos, ela ganhou projeção internacional pela luta travada em nome dos direitos dos povos originários.