O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e o presidente do Banco da Amazônia (Basa), Valdecir José de Souza Tose, assinaram na tarde desta terça-feira, 26, um protocolo de intenções fortalecendo a parceria institucional entre Governo do Tocantins e Banco da Amazônia. O documento oficializa a atuação compartilhada visando o desenvolvimento sustentável do Estado. Com isso, o Basa disponibiliza aos setores produtivos do Estado, o montante de R$ 1.893.200 (um bilhão e oitocentos e noventa e três milhões e 200 mil reais) em recursos para financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável no Tocantins, no ano de 2019.
por Redação
O governador Mauro Carlesse considera a atuação do Banco da Amazônia no Tocantins fundamental para o crescimento econômico do Estado. E essa atuação conjunta com o Governo representa um fortalecimento do fomento a projetos sustentáveis e de geração de empregos. “Estamos resgatando a credibilidade do Estado para atrair esses investimentos. Primeiro estamos fazendo o equilíbrio das contas públicas, em seguida haverá a retomada dos investimentos do Governo e, a partir daí, vamos atrair novos empreendimentos. E com esses recursos disponíveis no Banco da Amazônia, o nosso setor produtivo sente segurança em investir, pois estamos trabalhando para fazer um Estado que seja confiável para receber esses investimentos”, afirmou o Governador, ao destacar também a necessidade do fomento de grandes e pequenos negócios visando a geração de empregos e oportunidades.
De acordo com o presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, além da disponibilidade de recursos, o que determina a iniciativa do empreendedor em realizar o investimento é a confiança. “Esse é o índice mais importante”, disse o presidente. Valdecir Tose destacou ainda que os recursos disponíveis serão utilizados no financiamento de empreendimentos urbanos e rurais. E que o Basa pretende implantar uma nova linha de microcrédito visando atender os empreendedores individuais, urbanos e rurais.
O protocolo assinado nesta terça-feira, tem o objetivo de mobilizar e integrar as classes produtoras e demais parceiros institucionais para aplicação dos recursos de fomento, em apoio ao desenvolvimento dos setores produtivos do Estado, em bases sustentáveis. Em outros itens elencados no documento, estão previstas ações conjuntas visando a estruturação e o fortalecimento de aglomerados econômicos, dos arranjos produtivos locais e das cadeias produtivas. E ainda, criar iniciativas visando reduzir desigualdades sociais e promover o realinhamento da cultura do empreendedorismo consciente, estimulando e apoiando as melhores práticas produtivas sustentáveis, por meio de negócios capazes de gerar emprego, distribuição de renda e desenvolvimento social.
Presentes
Também participaram do evento, o superintendente regional do Banco da Amazônia no Tocantins, Marivaldo Melo; o diretor de crédito do Basa, Francimar Maciel; o secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando; o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário de Indústria e Comércio, Ridoval Chiareloto; e o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Hallum.