Moradores do Costa Dourada, em Palmas, instalam sistema fotovoltaico em suas residências
por Redação
Com um grande potencial na geração de energia solar, o Tocantins tem despertado cada vez mais o interesse dos moradores pela instalação do sistema fotovoltaico nas residências. Por meio de placas solares, a produção de energia sustentável reduz os gastos de energia elétrica e a emissão de gás CO2. Além disso, a iniciativa pode gerar descontos no IPTU através do Programa Palmas Solar e para quem planeja fazer financiamentos a fim de adquirir o sistema em sua residência, alguns bancos já oferecem condições facilitadas.
Muitos moradores da capital estão investindo na geração dessa energia limpa, sustentável e renovável. Um dos condomínios que já apostou nessa economia é o Caribe Residence e Resort. Localizado no setor Costa Dourada, na região norte de Palmas, já conta com várias residências que possuem placas solares instaladas e utilizando energia limpa e renovável.
Segundo um dos sócios do empreendimento, Gil Barison, adotar a geração de energia solar no Caribe é um passo importante para a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. “Estamos satisfeitos por nossos moradores seguirem esse caminho da sustentabilidade. Sempre incentivamos iniciativas que buscam a preservação do meio ambiente e essa é a prova de que a conscientização pode transformar as atitudes do ser humano”, destaca.
Investimentos
Dentre os investimentos na capital, até mesmo escolas foram beneficiadas com a iniciativa sustentável, como é o exemplo da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132. Em 2017, a unidade recebeu 160 placas solares com potencial de produzir 44 kWp (Quilowhatts-pico) capazes de gerar uma economia equivalente a cerca de R$ 5 mil por mês.
Indústria
Atualmente, o Governo do Estado juntamente com empresários planeja implantar uma indústria de placas fotovoltaicas no Tocantins. Acredita-se que com a instalação serão gerados 300 empregos diretos pelo potencial que a empresa possuirá.