Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 5 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Cacique revela falta de atendimento à saúde em aldeias na ilha do Bananal
Destaques

Cacique revela falta de atendimento à saúde em aldeias na ilha do Bananal

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins13 de maio de 2022 - 14:542 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

por Karina Custódio/Assessora de Comunicação INDTINS

O cacique Diego Maurawá Karajá denunciou ao Instituto Indígena do Tocantins (INDTINS) que as aldeias São João, Cutaria e Mutana, localizadas na parte tocantinense da Ilha do Bananal, estão sem postos de Saúde e sem transporte para possibilitar atendimento aos indígenas doentes.

Diego Maurawá conta que seu tio, o indígena Aguinaldo Teiakurei Karajá sofreu com fortes dores por quase 15 dias e seu atendimento não foi realizado pela falta de posto de saúde, visitas das equipes médicas e transporte. A saúde das aldeias é de responsabilidade do Distrito de Saúde Indígena do Araguaia (DSEI), coordenado pela Secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI).

O cacique relata que seu tio só conseguiu atendimento depois que ele mesmo pagou o transporte para a cidade de Santa Teresinha (MT) onde Aguinaldo Teiakurei agora está internado. Diego Maurawá expõe que a falta de transporte se dá pela demissão do motorista indígena que foi feita sem justificativa e até o momento não houve nova contratação para o cargo. O cacique se revolta ao descrever a situação de saúde.

“Tá sem assistência, não tem motor voadeira para atender a aldeia, não tem posto de saúde há 15 anos na aldeia. O piloto demitiu sem motivo e não quer contratar mais. Tá sem atendimento médico,  e o médico nunca foi na aldeia, os médicos ficam só no escritório recebendo e não vão nas aldeias”.

Só na aldeia São João há mais 60 pessoas contando com crianças e idosos que estão sem atendimento de saúde. O posto de saúde mais próximo é o da aldeia Macaúba que se encontra sucateado, na unidade de saúde não há banheiros, há falta de medicamentos e de profissionais de saúde.

Destaque
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Mulher é agredida após tentar impedir violência contra criança em supermercado

5 de maio de 2026 - 18:04

Dorivã Passarim leva música tocantinense à China com apresentação marcante em festival internacional

5 de maio de 2026 - 17:46

Wanderlei Barbosa destaca que falha humana causa 51% dos acidentes no Tocantins e anuncia implantação de programa pedagógico na rede estadual no lançamento do Maio Amarelo 2026

5 de maio de 2026 - 16:16

Governo do Tocantins investe mais de R$ 185 milhões em obras rodoviárias e amplia integração entre regiões

5 de maio de 2026 - 10:37

Irajá amplia base de apoio nos maiores colégios eleitorais do Tocantins e desafia acordos partidários

4 de maio de 2026 - 21:39

Laurez Moreira rebate especulações da oposição e reafirma projeto majoritário para o Tocantins

4 de maio de 2026 - 16:44
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.