Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 11 março
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Estado»Mandado de Segurança | Tribunal de Justiça julga nesta quinta reajuste de 25% aos servidores públicos
Estado

Mandado de Segurança | Tribunal de Justiça julga nesta quinta reajuste de 25% aos servidores públicos

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins31 de janeiro de 2018 - 18:203 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Está previsto para esta quinta-feira, 1º de fevereiro, o julgamento do Mandado de Segurança do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) que pede o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o reajuste de 25% aos servidores públicos do Quadro Geral do Estado do Tocantins.

por Redação

O Mandado de Segurança de número 5000024-38.2008.827.0000 consta na pauta da 1ª sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins de 2018, marcada para as 14 horas de amanhã.

Segundo o SISEPE-TO, ainda em 2016 a Suprema Corte julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4013 (ADI 4013,) considerando inconstitucional a revogação da lei que concedeu o reajuste. O acórdão contendo os votos dos ministros foi publicado um ano depois, em abril do ano passado, e anexado pelo SISEPE-TO ao Mandado de Segurança que tramita no TJTO.

“Como o reajuste já foi julgado constitucional pelo STF, o TJTO não deverá ter entendimento diferente dos ministros, determinando ao governo do Estado que faça a implementação do reajuste na tabela financeira dos servidores do Quadro Geral”, considera o SISEPE-TO.

SISEPE-TO defende que a causa já recebeu parecer favorável do Ministério Público Estadual. No mês de junho do ano passado o Subprocurador Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, submeteu à relatora da ação dos 25% no Tribunal de Justiça, Desembargadora Ângela Prudente, seu parecer no qual opinou pela concessão da segurança, reafirmando ao Tribunal de Justiça que os 25% são um direito garantido aos servidores já reconhecido pela Suprema Corte, restando ao governador a obrigação de pagar. “O referido percentual de reajuste passou a incorporar o patrimônio jurídico dos servidores e, desse modo, não poderia ter sido retirado, sob pena de redução de vencimentos, proibida pela Constituição Federal, bem como ofensa ao direito adquirido, também protegido pela Carta Magna.” Diz o parecer.

MOBILIZAÇÃO

Os servidores públicos do Quadro Geral do Estado estão mobilizados para a sessão do Pleno do TJTO desta quinta. O SISEPE-TO emitiu convocação para que os servidores participassem da sessão e a expectativa é de que servidores públicos de todo o Estado lotem o plenário do TJTO para acompanhar o julgamento do Mandado de Segurança.

“Estamos muito otimistas. Este é um momento de importante vitória para os servidores públicos do Quadro Geral do Estado e vamos marcar presença maciça no Tribunal de Justiça para acompanhar o julgamento para que os desembargadores percebam que nós servidores temos pressa de receber,uma vez que já se passaram dez anos desde que adquirimos esse direito.” Declarou o presidente Cleiton Pinheiro.

Reajuste Servidores públicos SISEPE-TO
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Reincidência e Violência: Condenado por homicídio em 2016, Flávio Santana volta ao Júri em Gurupi por morte da ex-sogra e tentativa de feminicídio contra a ex-namorada

10 de março de 2026 - 19:42

Outback Steakhouse confirma abertura de sua primeira unidade em Palmas

10 de março de 2026 - 17:47

“Vozes que Não se Calam: Gurupi se une contra a violência e em memória das vítimas de feminicídio”

10 de março de 2026 - 14:23

Remake no Palácio Araguaia: a velha trama da sucessão volta a assombrar a política do Tocantins em 2026

9 de março de 2026 - 19:55

Circuito Tocantinense da Pesca deve injetar R$ 50 milhões na economia e consolidar Estado como polo nacional do turismo de pesca

9 de março de 2026 - 17:52

Após semanas de chuva intensa, produtores correm para retomar colheita de soja no Tocantins

9 de março de 2026 - 11:40
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.