Dando continuidade aos trabalhos de combate a seca na região do sertão, a prefeitura de Dianópolis em parceria com a Agência de Saneamento do Tocantins (ATS) estão levando água para as comunidades com três caminhões pipas.
por Redação
O problema da falta de água essa época do ano castiga os moradores da região Sudeste, principalmente a população da Zona Rural, que vive no sertão. Com mais de 20 anos morando na região da Malhada, Maria Domingas, sofre sem água na cisterna e com reservatório seco. “Falta água pra tudo. O mais triste é quando falta até pra beber. Há mais de quatro anos não encontramos água no leito dos córregos por aqui. Nossa salvação tem sido o abastecimento com os pipas. Essa água que chega hoje vai me ajudar demais. A gente sofre muito sem água”, disse a dona de casa, comemorando a chegada do caminhão pipa em sua casa para abastecer seu reservatório.
Outra situação semelhante é a da dona de casa Maria Santana Alves, que também mora na região da Malhada e fala sobre o sofrimento da falta da água. “A chuva sumiu e com isso, sumiu a água dos nossos córregos e rios. Há mais de ano que minha cisterna secou, esse caminhão pipa chegando hoje aqui é motivo de alegria, pois pelo menos vou ter água pra beber e fazer comida”, afirmou.
De acordo com o secretário de obras, transporte e agricultura, Paulo Roberto Rosa, os caminhões estão atendendo toda região da Zona Rural. “Sabemos da necessidade de todos, estamos procurando atender toda população do sertão. Nosso objetivo é levar água a todos e garantir o abastecimento, estamos dividindo um caminhão para duas famílias. Assim conseguimos de forma mais ágil levar água para todos”, disse.