A memória historiográfica, o humor e o Evangelho por meio de poesias, foram destaques da roda de conversa com alunos e escritores locais na noite de sexta-feira, 28, na Escola Estadual Setor Aeroporto.
por Emílio Lopes
A Academia Gurupiense de Letras tem mantido uma agenda pontual na cidade envolvendo escolas municipais e estaduais em suas atividades com prioridade para divulgação de suas funções na cidade levando literatura por meio de palestras.
O evento foi uma iniciativa da Escola Setor Aeroporto que segundo a coordenadora de Projetos, Márcia Batista Narcísio, busca valorizar os escritores locais para interagir com alunos sobre a importância da produção textual. “É de suma importância em um projeto como o nosso de leitura que alunos sintam o prazer de ler”, destacou.
Historiador e Poeta, professor Robertão resgatou aspectos importantes da história de Gurupi e até da Escola Setor Aeroporto para os alunos destacando sobretudo, valores morais e éticos necessários para uma sociedade mais justa.
O escritor Emílio Lopes, após abordar a importância da leitura na formação cidadã, optou por descontrair mais o público jovem com seus causos regionais, parodiando os apelidos de sua cidade natal, Piraquê no norte do Tocantins.
Encerrando a roda de conversa com os alunos, o Escritor e poeta Juraci Teles, teve algumas de suas poesias declamadas por alunas da Escola, e retomou em seguida sua participação resumindo sua trajetória de vida e seus primeiros experimentos como poeta.
A aluna Kelly Nunes do 8º ano afirmou que o evento aguçou a curiosidade de muitos alunos. “Foi uma ótima palestra, aprendemos muito coisa aqui que será útil em sala para todos nós”, pontuou.