Motociclistas de Gurupi devem ficar atentos a partir da próxima segunda-feira, 01, sobre a nova regulamentação de estacionamento na Avenida Goiás em Gurupi. Na manhã desta quinta-feira, 27, Policiais Militares em parceria com fiscais do DMTS e do Detran reforçaram fiscalização com orientação aos motoristas.
por Redação
Na manhã desta quinta-feira, 27, o 4º Batalhão de Polícia Militar – 4º BPM em parceria com a Diretoria Municipal de Trânsito e Segurança – DMTS e o Departamento Estadual de Trânsito – Detran realizaram operação de fiscalização de estacionamento de veículos na avenida Goiás. O objetivo foi orientar preventivamente os condutores sobre a nova regulamentação que proíbe o estacionamento de motocicletas nessa avenida.
Diante da nova regulamentação, cujas alterações implicam na adoção de posturas diferentes no cotidiano dos condutores, o 4º BPM reforçou as ações preventivas com o emprego de policiais militares do serviço administrativo, que em conjunto com agentes da DMTS fiscalizaram e orientaram os condutores de motocicletas que ainda não sabem das mudanças na legislação municipal de trânsito.

De acordo com a Prefeitura de Gurupi, a alteração na regulamentação do trânsito com a implantação de vagas para carros e motos no centro da cidade visa organizar e melhorar os espaços para estacionamentos de veículos e torná-los mais acessíveis. A nova regulamentação, que entrará em vigor no dia 1º de julho de 2019, estabelece a proibição de estacionamentos de motocicletas na avenida Goiás e os direciona para as ruas adjacentes, desde a Rua 01 até a 19.
Para o comandante da Unidade, tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza, a medida visa o fortalecimento das ações preventivas no trânsito, especificamente sobre a nova regulamentação, a fim de orientar os motociclistas a não incorrerem em infrações de trânsito. “A finalidade principal é a efetividade do cumprimento da legislação de trânsito, reforçou o comandante”, disse o comandante.
Penalidades para quem não respeitar a nova regra
Em entrevista publicada na quarta-feira, 16, no Portal Atitude, o Superintendente Municipal de Trânsito (SMT), Leon Barcellos, disse que foi feita uma pesquisa que mostrou que 72% dos comerciantes e funcionários estacionam na frente dos estabelecimentos comerciais e deste montante 82% seriam motos.
“A partir do dia 01 nós pedimos atenção de todos os condutores para que não estacionem erroneamente nos locais destinados a carro ou moto. A infração para quem estaciona nestes locais é passível de remoção, multa de R$ 193,24, além de perder cinco pontos na carteira de habilitação”, alertou Leon.