Apesar do dia de Corpus Christi não ser considerado feriado nacional, boa parte das portas dos comércios de Gurupi se fecharam nesta quinta-feira, 20, mostrando assim que prevaleceu a cultura da comemoração católica ao “Corpo de Cristo”, significada da palavra em latim. “Nós celebramos o centro da nossa fé que é a eucaristia que é a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo”, disse o vigário forâneo, Padre Eldinei, da Igreja Santo Antônio.
por Wesley Silas
As celebrações iniciaram às 07h 30min. no Parque Mutuca onde foi celebrada uma missa pelo vigário forâneo, Padre Eldinei, enquanto os demais padres que representam todas as paróquias de Gurupi concelebraram e a homilia foi feita pelo Padre Domingos, da paróquia São Judas Tadeu. As celebrações também aconteceram no noite em cada igreja.
“Nós tivemos uma celebração com todas as paróquias de Gurupi e foi um momento muito inédito. A finalidade desta celebração foi gerar unidade entre as igrejas, entre os católicos e também suscitar o culto público a Jesus que não deve ser adorado apenas nas igrejas e em templos; mas, em toda sociedade”, disse o padre Eldinei.
O padre também comentou sobre a simbologia das comemorações do Corpo de Cristo.
“Da minha parte o que eu posso dizer é que nós celebramos o centro da nossa fé que é a eucaristia que é a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. É um dos princípios dos fundamentos mais importantes da fé católica”, disse.