Solenidade cívico-militar e desfile da tropa do 4º BPM marcam as comemorações do Dia da Independência em Gurupi. Além do Colégio Militar de Gurupi – CPM VII, a Unidade contou com a participação especial da comunidade indígena da aldeia Boa Esperança.
por Redação
Na manhã do sábado, 07, o 4º Batalhão de Polícia Militar – 4º BPM desfilou em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O evento cívico-militar foi coordenado pela prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Educação e contou com a participação especial da comunidade indígena da aldeia Boa Esperança, situada no município de Formoso do Araguaia.
A Polícia Militar, força auxiliar, reserva do Exército Brasileiro, mantém o civismo e o amor à Pátria, exteriorizados pelo respeito aos símbolos nacionais e tradições militares, dentre elas, o desfile da Independência, que acontece na maioria das cidades brasileiras. Em Gurupi não foi diferente, a tropa do 4º BPM também participou das comemorações.
A solenidade teve início no prédio administrativo da prefeitura municipal, situado na avenida Maranhão, esquina com a rua 01, centro, onde aconteceu hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Tocantins e de Gurupi. O ato cívico-militar contou com a presença do Comandante do 4º BPM, tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza, de autoridades do poder Executivo, Legislativo, do Corpo de Bombeiros e a comunidade em geral. Durante a solenidade a Banda de Música da Polícia Militar entoou o Hino Nacional e da Independência. O Hino de Gurupi também foi entoado.
Logo em seguida, como de estilo adotado pelo município, o prefeito municipal Laurez Moreira e demais autoridades assistiram o desfile num palanque disponibilizado na avenida Goiás, esquina com a rua 05. Ao todo, 16 escolas municipais e sete estaduais participaram das comemorações, que contou ainda, com o desfile do Colégio Militar de Gurupi, da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Neste ano, o desfile do 4º BPM foi precedido por um “pelotão” da comunidade indígena da aldeia Boa Esperança, sob a direção do cacique Micael Javaé. A ação de inclusão social contempla o planejamento das ações do Proerd da Unidade, que realizará o curso para os indígenas neste mês de setembro.
As autoridades e público presente elogiaram e parabenizaram o 4º Batalhão pelo entusiasmo e brilhantismo da tropa durante o desfile e também pela iniciativa de inclusão da comunidade indígena.
Para o tenente-coronel Jaime, o desfile da independência representa um momento ímpar de demonstração de civismo, respeito à Pátria e comprometimento da Polícia Militar com a comunidade, destinatária dos nossos serviços e proteção.