Centenas de consumidores dos servidos de água e esgoto fornecidos pela concessionária BRK Ambiental entraram em contato com a redação e nas redes sociais do Portal Atitude e enviaram comprovantes de contas de aumentos exorbitantes no valor da tarifa de água e esgoto. Todos eles alegam que depois que empresa substituiu os hidrômetro o valor das contas ultrapassaram 100% de aumento, em que houve comprovação de grande quantidade de ar na tubulação acelerando a rotação do hidrômetro.
por Wesley Silas
Denúncias envolvendo a concessionária de água e esgoto de 47 cidades do Tocantins colocou a BRK Ambiental em um campo de batalha nas três maiores cidades do Tocantins em que as Câmaras Municipais de Palmas, Gurupi e Araguaína criaram CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a existências de irregularidades cometidas pela empresa.
Enquanto os políticos buscam investigar questões genéricas, o consumidor padece com a indiferença da empresa que não busca pacificar problemas como a cobrança de 140% de tarifa de esgoto sobre o valor da água no caso denunciado pelo morador de Gurupi Adão Rodrigues Costa, ao Portal Atitude.
Aumentos de mais de 100% na tarifa após substituição de hidrômetros
A substituição de hidrômetros pela BRK Ambiental em Gurupi fez com que centenas de consumidores manifestassem nas redes sociais do Portal Atitude, enquanto dezenas deles enviaram no whatsapp do Portal Atitude cópias de contas comprovando aumentos de mais de 100% após substituições de hidrômetros.
O consumidor Guiter Alves Ferreira informou ao Portal Atitude que o hidrômetro de sua residência foi substituído em janeiro, sem que a BRK o avisasse.
“Estou enviando cópias duas contas para vocês, sendo uma com diferença de um mês. Eles trocaram o meu hidrômetro e não me informaram. Um mês antes de trocarem eu pagava entre R$ 40,00 a R$ 45,00, depois que eles trocaram a conta passou para R$ 150,00 e até R$ 180,00. Daí eu pedi um laudo e eles fizeram a vistoria em Palmas e depois fui informado que nada constava no hidrômetro. Disseram que eu estava consumindo água demais. Eu tenho uma caixa d´água de 500 litros e ela enche como se eu estivesse consumindo 1.000 litros por dia. Isto não tem base!”, reclama o consumidor Guiter Alves Ferreira.
Além da conta ele enviou o histórico de consumo da sua residência comprovando aumento da conta após a troca do hidrômetro. “Estou mandando um histórico deste ano e depois do aumento”, disse.
Sirley Ribeiro é moradora do Setor Jadim Eldorado em Gurupi e com a mudança do hidrômetro, mudou também a valor da conta da água de sua residência, ultrapassando 200%. A moradora garantiu que neste período em que água da sua residência passou de R$ 63,61 para R$ 195,93, não houve nenhuma alteração no consumo de água em sua residência para justificar o aumento.
Confira abaixo outros casos em que os consumidores reclamam do aumento do valor da conta de água e esgoto após a substituição de hidrômetros.
O que a BRK diz:
Em nota a BRK Ambiental explicou que a troca periódica de hidrômetros acontece em razão da vida útil destes aparelhos.
“O INMETRO, órgão que atesta a precisão desses equipamentos, recomenda que a substituição aconteça em, no máximo, 5 anos, tempo que, se excedido, pode comprometer a capacidade do aparelho em registrar exatamente o que está sendo consumido de água pelo imóvel. Isso ajuda, inclusive, no controle do consumo pelas famílias”, explicou a empresa.
A concessionária garantiu ainda que “substituição do hidrômetro não provoca aumento da tarifa, mas sim a cobrança do que efetivamente foi consumido pelos usuários. A alteração no valor da fatura pode acontecer também por fatores como mudanças nos hábitos de consumo ou ainda vazamentos internos. Os clientes que tenham dúvidas sobre sua fatura deve procurar o atendimento” presencial da empresa para análise de seu caso”.
Ar no lugar de água
De fato, a substituição dos hidrômetros não poderia provocar aumento na tarifa; mas, um relato com imagens registradas pela consumidora Penha Noleto mostra o hidrômetro da sua residência a todo vapor, não com água, e sim com ar, muito ar.
“Minha conta veio quase R$ 700,00. Reclamei e eles fizeram uma vistoria e alegaram haver um vazamento. Certo é que na noite de sexta-feira para sábado, (25/05) fomos surpreendidos com um barulho enorme, tanto na caixa d’água, como nas torneiras e no hidrômetro. Era como uma bomba de lava jato, ligada no máximo, daí registramos à situação do hidrômetro. (veja vídeo). Agora eu pergunto?
– O que fazer em uma situação desta?
– Como explicar um hidrômetro nestas condições?
– O hidrômetro estava superaquecido, a mangueira do Jardim dava cada lapada, as torneiras supitavam. Imagino que com alguém deva ocorrer a mesma situação.
O que fazer?
Conforme as várias denúncias, presumivelmente, os fatos merecem ser apurados pelo Ministério Público do Tocantins, diante a este grande terreno fértil de supostos abusos cometidos pela BRK Ambiental, pois não faltam elementos/material necessários para a abertura de uma Ação Civil Pública, ou até mesmo de abertura de investigação pela Polícia Civil. Caso contrário, muitos moradores com baixo poder aquisitivo, por não encontrarem solução, poderão regredir e voltar a consumir água de cisternas e abrir fossas negras.