Gurupi paga um preço caro por picuinhas políticas do passado em sua história de 61 anos. Uma delas foi registrada no dia 01 de março de 2008, quando o então prefeito de Gurupi fazia oposição ao governo do Tocantins e teve como retaliação a transferência da ferrovias Norte-Sul com a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) para a pequena Figueirópolis, devido o prefeito da cidade vizinha ter sido na época aliado do ex-governador Marcelo Miranda.
por Wesley Silas
Durante a transição do antigo norte de Goiás para o Tocantins na década de 80 para início de 90, a economia de Gurupi era pujante. Foi uma época em que a cidade chegou a ter voos diários de ida e volta para Brasília e Belém (PA) por meio de um avião Fokker 50 pela companhia aérea TAM, que tinha capacidade para 50 pessoas. Deste então, a criação do Estado levou de Gurupi para Palmas muitas perspectivas de negócios, um deles foi o fechamento de voos diários e a região sul do Tocantins passou a ser a periferia do Estado, devido ao foco na estruturação de Palmas, aliada as pesadas perseguições políticas, onde os discursos ficaram enterrado no saudosismo político da gestão do ex-prefeito e comandante aviador Jacinto Nunes, em detrimento ao seus sucessor, João Cruz, apesar dele ter conseguido estruturar projetos criados por Jacintos Nunes, como o Parque Industrial, saúde e educação, onde chegou a pagar um dos melhores salários aos professores da educação básica e implantar os Campus I e II da Unirg, assim como a estrutura física e terreno, da antiga Fafich, cedidos em comodato para implantar a IFTO.
Imagem: Arquivo de matéria veiculada no Portal Atitude na versão impressa e digital no mês de outubro de 2006.
Jacinto Nunes faleceu em acidente no dia 01 de dezembro do ano da criação do Tocantins (1988) e no ano de 2008, chegou a ser homenageado em uma das alas de exportações da Cooperfrigu, num evento que contou com a presença do então governador, Marcelo Miranda, ocasião em que o então prefeito João Cruz saiu do evento em protesto a transferência do entroncamento da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) do município de Gurupi para Figueirópolis por picuinha política do então governador, que hoje encontra-se preso.
As vaidades pelo poder de lideranças políticas do passado, a exemplo do que aconteceu no ano de 2008, ecoa no presente como o acontecimento de ontem (leia aqui), onde representantes da concessionária Rumo S.A, responsável pela ferrovia Norte-Sul, jogou um balde de água fria no Pátio Intermodal da Ferrovia Norte Sul em Gurupi (TO)., devido ao projeto original da Fiol, ferrovia Leste Oeste, contemplar Figueirópolis e com isso, a Rumo S.A, quer adiantar o modal. “A Rumo está adiantando a construção do pátio em Figueirópolis e o pátio de Gurupi será bem menor, enquanto o pátio grande será em Figueirópolis”, disse uma fonte do portal Atitude ligada a Rumo.
Após 11 anos do bate-boca entre João Cruz e Marcelo Miranda, Gurupi e região sul começam a renascer economicamente devido a logística e ao agronegócio, aliada ao resultado da gestão política do prefeito Laurez Moreira e, o mais importante, conseguiu pela primeira vez colocar um político no mais alto posto do poder político do Tocantins, representado pelo governador Mauro Carlesse, que já sinalizou, de forma pragmática e com responsabilidade fiscal, tem mostrado que tem bons projetos para o desenvolvimento regional por meio de obras estruturais como a conclusão do Hospital Geral de Gurupi, pavimentação da rodovia que dá acesso ao Trevo da Praia, parceria como o município com a implantação do Parque linear Pouso do Meio e, o mais importante, o empenho para que a TO-500 saia do papel e, finalmente, a região sul seja ligada ao leste de Mato Grosso. Para que isso aconteça, as força políticas e empresarias, representadas pela ACIG e CDL, estão empenhadas na resposta da audiência pública, organizada pela senadora Kátia Abreu, que acontece no próximo dia 18, com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarciso Gomes e dos governadores do Tocantins, Mauro Carlesse e do Mato Grosso, Mauro Mendes…