As entidades, ACIG e CDL, alegam que receberam com surpresa e descontentamento, a alocação do secretário indicado, José Carlos de Bessa, para desenvolver trabalhos em uma pasta voltada ao Desenvolvimento Econômico da cidade em “pasta estranha ao objetivo proposto e contrário aos compromissos firmados, de criação da secretaria própria, conselho e Fundo de Desenvolvimento Econômico de Gurupi.
O anúncio foi feito após uma reunião com as diretorias da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Gurupi (CDL), ocasião em que o Secretário de Administração, Meio Ambiente, Cultura, Comunicação, Indústria e Comércio, José Carlos Bessa assinou um documento, em conjunto com os representantes das entidades citadas, colocou o cargo à disposição do Executivo Municipal.
“Nós indicamos ele para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Gurupi e o prefeito Laurez o colocou na Secretaria de Administração é o acordo nosso não foi este”, disse o presidente da CDL, Jovino Ribeiro Moura.
Outro descontentamento da classe empresarial foi, até então, a não criação Conselho de Desenvolvimento Econômico, pois segundo o presidente da ACIG, Adailton Fonseca, teria sido um compromisso de campanha do prefeito Laurez com a classe empresarial. No início de dezembro representantes da entendias chegaram a entregar um minuta de um Projeto de Lei criação Conselho de Desenvolvimento Econômico com fundo de Desenvolvimento Econômico com poder deliberativo e consultivo.
“Compromisso era de criação da pasta de Desenvolvimento Econômico, assim como também foi acordado em dezembro com as ACIG e CDL Gurupi, a criação do conselho com atribuições deliberativas e do Fundo de Desenvolvimento econômico. Como nenhuma das demandas originais foram atendidas, chegamos à conclusão, juntamente com o José Carlos, que na pasta que ele foi alocado não seria possível a realização do trabalho proposto em relação ao desenvolvimento econômico do sul do estado, que é a nossa maior preocupação, haja vista a situação econômica atual do Estado e do País. Continuamos à disposição da gestão para contribuir no tema proposto, visto que entendemos que será apenas através do crescimento econômico que teremos desenvolvimento social em nossa região”, disse o presidente da ACIG, Adailton Fonseca.
O Portal Atitude tentou ouvir o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, mas, segundo sua assessoria ele encontra-se em viagem. Assim como o José Carlos Bessa que optou por não se manifestar.