A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, recebeu nesta quarta-feira, 14, estudantes do Colégio Estadual Benedito Pereira Bandeira, de Formoso do Araguaia. Os cerca de 50 estudantes estavam acompanhados por professores, coordenadores e da diretora da escola. A visita a Palmas representa a culminância de uma ação do projeto “Fazendo a Diferença”, que beneficia pessoas carentes da comunidade e desenvolve o espírito solidário dos estudantes.
por Abrão de Sousa
O projeto “Fazendo a diferença”, realizado anualmente, tem o objetivo de implementar a cultura dos estudantes, melhorar o comportamento social e contribuir para a aprendizagem significativa, pois o desenvolvimento das atividades do projeto são dinâmicas e envolve todos os estudantes.
Para a coordenadora do colégio, professora Denise Cirqueira de Lima Silva, o passeio representa a concretização de sonhos além de desenvolver o espírito de solidariedade dos participantes. “Conhecer a Capital representa a concretização do sonho de muitos estudantes. Poder visitar os pontos turísticos e os centros comerciais trará resultado positivo para aprendizagem significativa e contextualizada. O projeto também ajuda a desenvolver o espírito de solidariedade dos estudantes, visto que os alimentos arrecadados na gincana são distribuídos para pessoas carentes da comunidade”, disse.
[g-slider gid=”78405″ width=”100%” height=”55%”]
Dentre as ações executadas no projeto estão dança, música, recitação de poemas.
Kaio André de Castro, estudante da 3ª série do ensino médio, aponta que com o projeto, há benefícios para muitos da comunidade e também para os estudantes. “Nós aprendemos a ajudar mais ao próximo. A gincana vai além de uma competição. Ela busca desenvolver o espírito de solidariedade entre todos”, comentou.
Além do projeto Fazendo a Diferença, na escola há outras ações que contribuem para a melhoria do ensino e da aprendizagem dos estudantes. Trata-se de leitura e produção de textos realizados pelos estudantes, ao longo do ano. O resultado desse trabalho é a produção de livros que podem ser editados em forma de antologia ou individualmente, a depender do repertório de produção dos estudantes.
No momento da visita ao gabinete, a estudante do 9º ano, Déborah Lopes Araujo entregou um kit de livros escritos pelos estudantes à professora Wanessa Zavarese Sechim e recitou um poema de sua autoria. O texto intitulado “Setor Aliança” representa parte da realidade da comunidade que vive no Setor Aliança, onde a escola é localizada. “Escrevi esse poema tendo como base na realidade onde vivemos. É um setor meio afastado do centro e, às vezes, as pessoas passam por situações discriminatórias. O texto retrata a realidade do setor Aliança”, comentou.
Para Isabel Ferreira Rocha Lima, diretora da unidade escolar, a ação é essencial para contextualizar os estudantes numa sociedade que precisa de mais solidariedade com o próximo. “A aprendizagem adquirida com a realização do projeto é significativa por desenvolver a consciência e afirmar o compromisso que devemos ter com nossos semelhantes. O conhecimento precisa ter mais sentido e ir além da sala de aula”, afirmou.
Perguntas como, “vocês gostam de ler?”, “gostam de matemática?”, “tiveram aula de redação?” foram feitas pela professora Wanessa Zavarese Sechim, como forma de descontrair o diálogo com os estudantes. A partir daí, a conversa fluiu e muitos alunos apontaram que carreira gostariam de seguir. Dentre as profissões apontadas estavam a advocacia, engenharia dentre outras.
Como incentivo aos estudantes, a professora Wanessa Zavarese Sechim, fez apontamentos sobre a melhoria da qualidade da educação para o Estado. “Parabenizo todos vocês pelas ações executas envolvendo leitura e produção de textos. Isso contribui para o alcance do sucesso da escola como um todo. Temos o Exame Nacional do Ensino Médio que avalia habilidades contextualizadas”, concluiu.