A solenidade de posse dos novos membros do Conselho Curador da Fundação UnirG aconteceu na tarde da terça-feira, 20, no Gabinete do Prefeito Laurez Moreira, ocasião em que a autonomia deliberativa do Conselho foi o foco dos discursos. “Queremos convidar aqui o vereador Jenilson para participar ativamente porque nós tínhamos o vereador Jonas, o Cancão, que era um crítico contumaz do Conselho Curador e do prefeito e hoje ele está do nosso lado e o próximo será o vereador Jenilson”, disse o presidente reeleito do Conselho ao responder crítica do vereador Sargendo Jenilson.
por Wesley Silas
Sem a presença de representantes das entidades CDL e ACIG no corpo do Conselho, a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Curador da Fundação Unirg começou com críticas por parte do vereador sargento Jenilson pelo fato do ato ser realizado no gabinete do prefeito, no evento que escolheu os professores e advogados Gomercindo Tadeu Silveira e Luiz Tadeu Guardiero Azevedo a continuarem representando a Presidência do Conselho, no biênio 2017/2019.
“A instituição tem estrutura suficiente para receber tal evento e tem local adequado e trazer para o gabinete do chefe do Poder Executivo não deve ser considerado como processo democrático, pois temos combatido a ideia de dar autonomia para Unirg”, disse o vereador durante abertura da cerimônia de posse dos conselheiros titulares e suplentes em que ele assumiu a segunda suplência nas indicações feitas pela Câmara Municipal.
Em seguida os conselheiros e professores Celma Milhomem, Kita Maciel e o presidente reeleito, Gomercindo Tadeu Silveira justificaram os motivos da escolha do gabinete do prefeito.
“Sou independente e nunca botei os pés aqui neste gabinete em gestões anteriores e não venho aqui para pairar dúvida porque eu sou um defensor do prefeito Laurez Moreira, enquanto ele continuar nesta maneira, dando autonomia para nós e não mete o bico e não faz da Fundação cabide de emprego”, replicou Gomercindo.
“Queremos convidar aqui o vereador Jenilson para participar ativamente porque nós tínhamos o vereador Jonas, o Cancão, que era um crítico contumaz do Conselho Curador e do prefeito e hoje ele está aqui do nosso lado e o próximo será o vereador Jenilson e o senhor tem muita virtude e, às vezes, são as más companhias”, disse o presidente reeleito do Conselho.
Ainda durante o discurso, Gomercindo fez questão de afirmar que Conselho Curador não irá deixar lutar para alcançar o poder deliberativo.
“Eu me recordo da minha terra em que os coronéis e tinham uma frase que eu sempre via na parede do meu pai que dizia: “A liberdade não se implora de joelhos, mas conquista-se com arma na mão”. Autonomia administrativa, financeira e deliberativa do Conselho Curador não se pede para prefeito, não se mendiga e nós iremos persegui-la, permanentemente, e este é o propósito desde quando assumimos. […] Para conseguirmos a natureza deliberativa nós iremos com transparência e não iremos apunhalar ninguém pelas costas porque hoje nós confiamos no prefeito Laurez Moreira”.
Em discurso, o prefeito, Laurez Moreira, defendeu que tanto a Prefeitura como a Fundação Unirg estão trabalhando para desvincular as contas da Unirg com a da Prefeitura.
“É uma luta da Unirg ter esta independência e a Prefeitura e a Fundação Unirg entraram com pedido na Justiça e esperamos a qualquer hora sair esta sentença. Eu estive também no Tribunal de Constas para tentar convencer os conselheiros e a coisa está madura para acontecer a independência na parte financeira da Unirg”, disse o prefeito.
O presidente da presidente da Apug-Ssind, Gilberto Correia da Silva, também defendeu a volta do poder deliberativo do Conselho.
“É preciso que tenha autonomia, como tinha anteriormente anos atrás quando tinha autonomia. Nesta gestão tinha sido acordo, anteriormente com o senhor prefeito, mas ele por questões pessoais, que não quero entrar no mérito, resolveu adiar esta questão, mas acho importante que a autonomia do Conselho Curador é fundamental”, defendeu Gil Correia.
Após o encerramento da posse, o presidente do Conselho, Gomercindo Tadeu, falou sobre não presença de representantes da CDL e ACIG no novo Conselho.
“Mandamos correspondências para todas as entidades e nós enviamos para Associação Comercial e Industrial de Gurupi e ela nem resposta nos deu e nós escolhemos representante dos bairros. Mandamos mais de 20 correspondências para entidades entre as quais a ACIG, como sempre porque é uma entidade com muito respeito e o que aconteceu é que não teve reciprocidade”, disse.
O Conselho Curador é composto por membros do Poder Executivo; Poder Legislativo; Associação dos docentes da Fundação UnirG (Apug); Associação dos servidores da Fundação UnirG (Asaunirg); Diretório Central dos Estudantes, Reitoria do Centro Universitário e representantes da sociedade civil.
Para conhecer a lista com os nomes dos conselheiros que compõem o Conselho Curador na gestão 2017 a 2019, clique aqui. (Com informações da Ascom/Unirg)