Ainda quando fazia parte do norte de Goiás na década de 80 e efervescência cultural destacou o nome de Gurupi no cenário nacional devido o sucesso do festival de Música Popular do Clube Recreativo Araguaia, depois sugiram na década de 90 o Festival Estudantil da Canção e agora quando a cidade com experiência sexagenária, a Prefeitura de Gurupi deu uma boa sacada com a criação da primeira edição do GuruFestival. Tudo isso envolve um processo histórico interessante que vai desde a transição constitucional do município que deixou de ser o norte goiano e passou a fazer parte do sul do Tocantins que hoje completa 30 anos, na mesma data de aniversário da promulgação da constituição cidadã, considerada um marco no processo de redemocratização do Brasil.
por Redação
A Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, de 9 a 11 de novembro, será palco para a primeira edição do GuruFestival, Festival da Canção de Gurupi. O evento dará início a comemoração dos 60 anos da cidade e passará a fazer parte da programação de aniversário de forma permanente. O evento é promovido pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e conta com parceiros.
O Festival busca oportunizar a partir dos valores mais legítimos da cultura tocantinense a criatividade e a manifestação dos artistas, com destaque para a música e a arte como um todo, além de incentivar o surgimento de novos valores no campo da arte e promover a troca de experiências entre músicos, poetas, compositores e intérpretes da música nativista do Tocantins com os demais estados brasileiros.
Festival de Música de Gurupi na década de 1980. Na foto: Milton Ferré (Vocal), Domingos da Silva Reis, popular Careca (Surdão) e Cabral (Timba), interpretando a música Planeta Bola, primeiro lugar no festival, autoria dos irmãos Milton Ferré e Adão Ferreira. foto: Soonora.
“O GuruFestival vai ampliar nossas ações de cultura, fortalecer e dar representatividade ao setor cultural de Gurupi. Outro ponto positivo é a participação aberta para todos os estados brasileiros, uma oportunidade de divulgar a nossa cultura bem como de conhecer a cultura de outras regiões. Além disso, o festival vai proporcionar aos cidadãos gurupienses momentos de lazer e diversão”, declara o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.
Edital do Concurso de Músicas
Para participar do concurso de músicas do GuruFestival alguns critérios devem ser seguidos, explica a secretária municipal de cultura e turismo, Zenaide Costa.
“Entre os critérios que constam no edital, o concorrente deverá seguir à risca, por exemplo, as composições concorrentes devem obedecer preferencialmente aos ritmos nativistas tocantinenses, como toada, roda, catira, coco, folias e outros; as composições devem ser em Língua Portuguesa; e o trabalho depois de inscrito não poderá ser divulgado até a decisão do concurso. São alguns itens que devem ser observados com atenção para que não haja a desclassificação”, afirma Zenaide.
Confira aqui a íntegra do edital, que também pode ser encontrada na página da Prefeitura de Gurupi, no endereço www.gurupi.to.gov.br.
Premiações
Serão mais de R$30 mil em premiação distribuídos entre as composições classificadas e as vencedoras do festival. Os prêmios são para o primeiro até o quinto lugar, e variam de um a sete salários mínimos.
Também serão premiados, a música mais popular, que será escolhida pelo público, o melhor intérprete, a melhor música instrumental, o melhor tema na categoria Estado do Tocantins, e a classificação da música, que também dá direito a prêmio.
Inscrições
As inscrições já estão abertas e encerram no próximo dia 22, e devem ser realizadas no mesmo endereço do edital. Participem!