Após reunião com representantes de farmácias que estavam acompanhados do presidente do Sindifarma, Domingo Tavares, o prefeito Laurez Moreira garantiu que a implantação do estacionamento rotativo em frente as farmácias deverá ser implantado no prazo de 60 dias. Na mesma reunião o Superintendente de Trânsito falou sobre o prazo para implantação do estacionamento rotativo no Centro de Gurupi.
por Wesley Silas
Um grupo de empresário do segmento de farmácia, acompanhado pelo presidente do Sindifarma – Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Tocantins Domingos Tavares estiveram na quarta-feira, 12, no gabinete da Prefeito Laurez Moreira para solicitarem que o município crie uma lei regulamentando uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para garantir vagas rápidas onde o motorista terá apenas 15 minutos para permanecer na vaga em frente as farmácias.
“Estamos defendo que o Poder Executivo faça um Projeto de Lei que reserve um espaço na frente das farmácias para ficar como estacionamento rotativo. Para que a lei possa valer cada proprietário de farmácia irá colocar uma placa orientando os motoristas deixar o pisca alerta ligado e informando que o estacionamento rotativo terá tolerância de 15 minutos”, disse presidente do Sindifarma, Domingos Tavares.
Na ocasião o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, garantiu aos empresários que no prazo de 60 dias o município terá estacionamento rotativo em frente as farmácias.
“Eles preocupados com a questão do estacionamento em frente as farmácias e nós determinamos ao departamento de trânsito que atenda as reivindicações porque não podemos ser injustos e temos que organizar a questão do trânsito de Gurupi pois a cidade cresceu muito e já tomamos as providências para implantar o estacionamento rotativo. Em 60 dias é a determinação para atender a reivindicações dos farmacêuticos”, disse o prefeito.
O Superintendente Municipal de Trânsito,David Henrique Garcia, defendeu que por ser um norma federal, cabe ao município cumprir.
“É uma reivindicação que já foi definida em norma federal que não foi contemplada, exatamente, quando foi aprovada na nossa licitação para o estacionamento rotativo; mas, estamos providenciando para que seja também garantido está norma que mudou a natureza jurídica das farmácias que passou a ter a mesma natureza de um hospital e acredito que agora vai resolver esta questão da falta de estacionamento”, disse.
O grande número de farmácias em alguns quarteirões, como o da Avenida Goiás entre as Ruas 03 e 04, que tem 06 farmácias poderá ser um problema que a nova lei deverá enfrentar.
“A norma federal garante um estacionamento por comércio e devemos fazer o que determina a legislação”, disse David Henrique.
Estacionamento Rotativo
Na ocasião o Portal Atitude questionou ao Superintendente Municipal de Trânsito sobre a implantação do estacionamento rotativo que se alonga há anos.
“Estive conversando com representantes da empresa vencedora para implantação do parquímetro e ele nos disse que até o final do mês de abril estará com uma equipe em Gurupi para o início do cronograma das obras onde a primeira fase será a implantação da sinalização vertical e horizontal e em seguida a colocação das placas para que o parquímetro seja feito.”, disse.