Pedir desculpas é uma virtudes de poucas pessoas, principalmente daquelas que exercem o poder. No discurso o prefeito de Gurupi abriu para o debate sobre a valorização dos servidores públicos que atuam na administração direta.
por Wesley Silas
Totalmente desarmado, o prefeito de Gurupi acertou no discurso de abertura das homenagens ao Dia do Servidor Público ocorrido na manhã desta quinta-feira, 31, no Centro de Convenção Mauro Cunha, ao pedir desculpas publicamente aos servidores municipais e agradecer a todos por terem colaborado com a gestão a melhorar a cidade.
“Em primeiro gostaria de me desculpar com todos vocês servidores por não ter uma amizade mais próxima com todos, de visitar as casas de cada um; mas, devido as atividades fica difícil de isso acontecer. Em segundo lugar quero agradecer a todos pela gestão que tem a contribuição de cada homem e cada mulher que ajudam a fazer e está sendo construída com a participação de todos nós. Me orgulho muito disso, todos sabem de como foi difícil o começo e agora com quase sete anos, por onde andamos é só elogios e eu tenho consciência da participação de cada um funcionário, do mais humilde ao mais graduado”, disse o prefeito.
Palestras motivacionais
Após a abertura do evento, os servidores público tiveram a oportunidade de receber palestras motivacionais com a Coach Regiane Ribeiro e participaram de uma rodada de conversa com Dr. Robson Tibúrcio (advogado) Joeuder Lima (psicólogo) com o tema Inteligência Emocional e Social como fator de proteção ao adoecimento psíquico. Houveram também sorteio de brindes e brincadeiras.
Desafio da equidade salarial entre os entes das administração direta e indireta
Em Gurupi um dos pontos desafiador da gestão continua sendo na equidade salarial entre os servidores públicos municipais da administração direta com administração indireta (UnirG), em especial os professores da rede municipal que chegaram a receber um dos melhores salários do País, mas depois da criação da UnirG seus salários, progressivamente, perderam o poder de compra e hoje muitos deles se aposentam, praticamente, com o mesmo salário de um professor iniciante (especialista) da UnirG. Contudo, a fala do prefeito abre a esperança da desvinculação das contas com a UnirG para que os servidores da Prefeitura possam ter melhoria em seus salários básicos.
UnirG abocanha índice da prefeitura
Ao longo dos anos, os servidores da administração direta (Prefeitura) são penalizados devido a distância salarial com a administração indireta (UnirG). O assunto é melindroso e por isso é evitado sua exposição, pois caso for levar em conta o salário de um auxiliar de serviços gerais da Fundação Unirg que recebe, aproximadamente, R$ 3 mil, a discrepância é grande quando se compara a de um servidor que ocupa a mesma função na prefeitura que recebe um salário mínimo.
A situação piora quando leva em conta o índice do gasto com pessoal da Unirg que consome 64% da receita corrente líquida da instituição, enquanto a Prefeitura consome 46%, mas na consolidação das contas públicas dos entes, o número chega 52,79%, pouco abaixo do limite prudencial de 54%.